top of page

02 de novembro - Dia de rememorar nossos ancestrais

Por: Mãe Kátia

Foto: Reprodução

02/11/2023 | 14:06


Hoje é dia de relembrarmos a imortalidade da alma.

Enquanto algumas culturas neste dia se debruçam na finitude, nós, devotos dos Orixas, bem como, tantas outras culturas, celebramos e honramos nossos ancestrais - aqueles que já partiram para a plano espiritual.




Egungun é um Orixá pouco cultuado - sobretudo na Umbanda - que representa a ponte entre o Orun (plano espiritual) e Aye (plano fisico) relembrando a nossa natureza espiritual nos dois mundos de atuação.


Na cultura Yorubá, onde tenho a honra de aprofundar os conhecimentos sobre a filosofia e medicina dos Orixas, Egungun é a memória coletiva dos ancestrais, ou seja, é a representação dos que vieram antes de nós e que se concentram dentro de nós. É a força do apaziguamento das heranças espirituais que herdamos dos nossos antepassados, assim como, a honra de carregarmos a genética espiritual construtivas de cada um deles. São os habitantes do Orun que se manifestam no aiye (terra).


Talvez para alguns hoje seja um dia muito triste, no entanto, é importante lembrarmos que ninguem tem a capacidade de morrer, pois somos eternos e contínuos... Isso me lembra um poema de Rabindranath Tagor que diz assim: "Quando morre uma flor, nasce uma semente; quando uma semente morre, nasce uma planta. E a vida continua o seu caminho, mais forte do que a morte".


A morte é só um nome que encontramos para definir o fim de um ciclo para iniciar outro, como o sol que se põe ao final de um dia para brilhar do outro lado do mundo. Todo nosso amor e afeto aos entes queridos que já estão brilhando do outro lado da vida.


Axé !




Mãe Kátia - AxéNews

Mãe Kátia

Mãe Kátia é sacerdotisa dirigente do Templo Luz do Amor Divino, Ìyálórìṣà coroada na Umbanda e iniciada nos cultos afro-brasileiro e tradicional Yorubá. Além de ser a fundadora do Projeto Social Mensageiros do Amor, que já atendeu mais de 300 famílias proporcionando a melhoria da qualidade de vida em suas comunidades e levando dignidade, respeito e humanidade, a Ìyálórìṣá tem um grande histórico acadêmico: possui formação em psicanálise com ênfase na ciência da religião e nas relações do homem com o universo consciente e inconsciente e graduação em metafísica da saúde, cromosofia, cromologia e em cromoterapia. [+ informações de Mãe Kátia]


Redes Sociais do Mãe Kátia

Comments


logo1.jpg
  • Instagram

Notícias e conteúdos do Axé

bottom of page