top of page

3ª Caminhada dos Povos de Matriz Africana acontece domingo em defesa das mulheres e contra o feminicídio

  • Foto do escritor: WR Express
    WR Express
  • 27 de mar.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 28 de mar.

O evento terá início às 10h, na Praça do Pacificador, em Duque de Caxias

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

✅ 27/03/2025 | 17:29


Neste domingo, dia 30, a 3ª Caminhada de Povos Tradicionais de Matriz Africana será realizada em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Nesta edição, a caminhada irá pautar o respeito às Mulheres de Matriz Africana e Mulheres Negras.


"Este ano, vamos falar sobre a violência contra a vida das mulheres; esse é o tema. Depois da Caminhada, iniciaremos a Feira dos Oborós, em homenagem aos Afoxés, porque eles são a nossa força, nossa voz empoderada. Assim como a comunicação, eles nos fazem ser ouvidos com seus batuques e cânticos", afirmou a Iyalorisá Janaina T Osanyin, coordenadora do evento.


O número de mulheres vítimas de feminicídio aumentou 8% no estado do Rio de Janeiro em 2024. Foram 107 vítimas, contra 99 registradas em 2023. Esse é o segundo maior patamar desde 2016, quando este crime passou a ser contabilizado nas estatísticas feitas pelo Instituto de Segurança Pública. O dado faz parte do Panorama da Violência Contra a Mulher 2025, lançado neste sábado (08), Dia Internacional da Mulher, pelo Governo do Estado.



O evento terá início às 10h, na Praça do Pacificador. A direção solicita que as mulheres levem suas faixas ou bandeiras, com o objetivo de potencializar a luta contra o feminicídio. De lá, o público caminhará até o Complexo dos Direitos Humanos/Restaurante do Povo, onde começará a Feira dos Oborós, em homenagem aos Grupos de Afoxés.


Como já é tradição do evento, o público irá contar com uma deliciosa gastronomia, artesantos, afoxé, samba de roda e diversas outras atrações. Para reservar mesas, é necessário entrar em contato com a organização do evento através do telefone: 21 98147-5131.







תגובות


bottom of page