Por: Etemi Erica de Azauane
12/10/2024 | 10:40
Após toda dedicação e respeito que o mês de agosto evidencia por estar voltado a Obaluaiê e Azansu, aquecemos nossas casas de Axé com o encanto, brincadeiras, magias e artes das Crianças/Erês/Vungi.
Energias estas que ninguém ousa “brincar” ou “dever” por tamanho respeito as suas traquinagens e dualidade nas perguntas: Tia, posso lhe dar um presente?” ou “Eu vi o tio fazer tal coisa”. Quem nunca aprontou e o Erê contou pro Zelador(a)? Eles tem resposta pra tudo!!
As crianças são divindades tão respeitadas quanto os demais Orixás ou Exus, entram onde não imaginamos e resolvem o impossível seja na Umbanda, Candomblé ou no Catolicismo, creditar curas e realizações na troca por doces e presentes, doações para crianças em abrigos é algo que não se questiona pois, provém da fé que cada um tem no seu conceito religioso.
Nos cabe cuidar, respeitar, proteger e agradecer não somente nos meses de setembro e outubro, mas, em todos os dias do ano para que estejam sempre presentes e atuantes por nós em cada momento de alegria e de dificuldades. Que mantenhamos viva nossa criança interior, deixando espaço para brincadeiras e diversão em alguns momentos do dia, considerando que vivemos em um momento de tanta pressão psicológica por melhores condições financeiras, trabalho, estudo, impactos ambientais e a saúde mental sendo abalada. A alegria das crianças espirituais pode contribuir fortemente nesse auto cuidado, em conjunto com o apoio de psicólogos e o tratamento clinico indicado individualmente.
É importante entender o outro e respeitar o pedido de ajuda que cada um nos faz. O caminho religioso que nos foi concedido cabe justamente para diferenciar o material e o espiritual e, com isso, orientar da melhor forma quem nos procura.
Vamos trazer para perto essa magia?
Viva as crianças! Salve Cosme e Damião! Viva os Erês!!
Setembro amarelo – ligue 188
Etemi Erica de Azauane
Contabilista EP Consultoria e Serviços, Membro CIR OAB BARRA, Conselheira do Coletivo Mulheres Negras Decidem, Gestora Instituto Arte e Folia, Diretora Afoxé Omo Ifá.
Redes Sociais de Etemi Erica de Azauane:
Comments