Por: Vodúngán Kelly de Oyá
23/12/2024 | 07:37
Essa matéria é a terceira parte sobre as forças das Yabás, orisás femininos e toda a sua essência. Começamos pelo orisá Oyá, em seguida Òsún, e agora com Yemonjá, orisá das àguas doces, cultuada nos rios, tendo como principal Odo Ògún, e também aqui no Brasil cultuada em águas salgadas, no mar onde é comum oferecer oferendas para Yemonjá como agradecimento a bênçãos obtidas ou como pedidos para se ter uma boa pesca com fartura de peixes em sua rede, sendo assim protetora dos pescadores, ela ajuda com que naveguem em segurança e seu trabalho seja abençoado com uma pesca farta.
Yemonjá é o orisá da fertilidade, da procriação e do equilíbrio emocional. Ela traz a paz e união para os lares e para todos aqueles que necessitam de sua proteção, ela é um dos orisás mais populares do Brasil onde é cultuada por muitos no final de ano ou na virada do ano, até mesmo por quem não é um adepto da religião afro Brasileira ou da umbanda, assim como também no dia 02 de fevereiro, no sincretismo religioso, onde se homenageia também Nossa Senhora dos Navegantes, santa da igreja católica.
Yemonjá é um dos orisás oluweri relacionada ao espírito das àguas representadas pelo toten da sereia. Sua cor é o Branco, azul e verde.
Que mãe Yemonjá leve para as profundezas das àguas toda inveja e maldade e traga com suas àguas limpas e puras a fartura, proteção, prosperidade, vitórias, felicidades e equilíbrio espiritual e emocional para todos aqueles que tem fé.
Que todos possam ter Boas festas, com realizações, união familiar, saúde e um feliz 2025 cheio de fé, esperança, realizações de sonhos e foco em busca de seus objetivos, um grande abraço e beijos recheados de fé, até o próximo ano.
Odoyá !
Èpá Omi o!
Vodúngán Kelly de Oyá
Sacerdotisa de candomblé , dirigente do Àse Xwé Réwà S'ojú L'osún, fundado em 04/12/1993, localizado no bairro de Bangú, Rio de Janeiro. Escritora com 2 livros publicados: 'Oloyá's Do amor por Oyá à confraria' e 'As Guardiãs Histórias de pombogiras' [+ informações de Vodúngán Kelly de Oyá]
Redes Sociais de Vodúngán Kelly de Oyá:
Comments