top of page

A força que vem de Òsún

Por: Vodúngán Kelly de Oyá


Arte: Reprodução

30/11/2024 | 11:04


Essa matéria é a segunda parte sobre as forças das Yabás, orisás femininos e toda a sua essência. Começamos pelo orisá Oyá, e agora sigo com orisá Òsún, orisá das àguas doces, cultuada nos rios e cachoeiras, calma como suas águas ela não enfrenta seus obstáculos, e sim os contorna assim como as águas contornam as pedras que encontram em seus caminhos e segue a correnteza. A água não volta, ela segue o fluxo, ela é a água pura e essencial para nossa sobrevivência.



Òsún é o orisá do amor e principalmente do amor Próprio. Para amarmos, precisamos primeiro nos amar. Orisá da beleza, traz na sua essência o amor, a vaidade, a fecundidade, a maternidade e a riqueza. Protetora das gestações e das crianças, senhora das águas da vida.


Ser de Òsún é ser doce, meiga, saber usar o poder das palavras e mais ainda também saber lutar por seus interesses usando a estratégia e a sabedoria como sua arma principal. Òsún é capaz de vencer uma guerra sem levantar uma arma. Òsún é vida e seus filhos e filhas gostam de viver e de viver coisas boas, gostos refinados, se vestem bem e são naturalmente elegantes e sedutoras, são emotivas e chorosas.


Ore Yè yé o!

Èpá Omi o!


Aproveito a oportunidade e convido a todos vocês para a estreia do documentário Oloyá's - A força do vento, produzido por Rômulo Corleone e curadoria Bem-te-vi, que irá ser exibido no Museu Histórico Nacional, no dia 4 de dezembro, às 10h, entrada gratuita. Venha conhecer sobre o orisá Oyá, e a História da Confraria Oloyá's com depoimentos emocionantes e importantes para a religião Afro Brasileira. Venha sentir os ventos de Oyá. Deixa ventar!



Átila Nunes - AxéNews

Vodúngán Kelly de Oyá

Sacerdotisa de candomblé , dirigente do Àse Xwé Réwà S'ojú L'osún, fundado em 04/12/1993, localizado no bairro de Bangú, Rio de Janeiro. Escritora com 2 livros publicados: 'Oloyá's Do amor por Oyá à confraria' e 'As Guardiãs Histórias de pombogiras' [+ informações de Vodúngán Kelly de Oyá]


Redes Sociais de Vodúngán Kelly de Oyá:

Comments


bottom of page