top of page

A Voz da Sabedoria: Diálogo de uma Preta Velha

Por: Mãe Kátia

Foto: Reprodução

25/07/2024 | 09:48


Meus filhos, muito tenho a dizer sobre crescimento, evolução, amor, compaixão, caridade e aceitação. Mas, infelizmente, muitos não estão preparados para entender a grandeza dessas virtudes. Observamos isso nos terreiros, quando as pessoas procuram as entidades para resolverem seus imediatismos materiais e emocionais. Essas mesmas pessoas não querem ouvir sobre reformar-se interiormente, tampouco se esforçam para aceitar suas provações com resignação e trabalho. Querem trabalhos feitos, despacho na encruzilhada e afins. Pagam o que for preciso para terem suas vidas “endireitadas” conforme o esperado.



Isso me faz recordar, há tempos, uma filha que chegou ao terreiro pedindo ajuda. Ela dizia estar sofrendo ameaças de morte. O desespero era tanto que chorava compulsivamente. Pude ver em seu campo áurico muitas larvas e miasmas astrais, sendo que a maioria era produzida por ela mesma. Obsessores a influenciavam, drenando suas energias vitais, o que a deixava mais vulnerável e esgotada.


Não havia dúvida: todo sofrimento que estava passando foi atraído por ela mesma. Estava registrado em seu corpo espiritual todas as impurezas de pensamentos, atitudes e sentimentos negativos cultivados ao longo dos anos. Na verdade, não havia nenhum perigo físico iminente, mas suas perturbações eram tão grandes que se sentia perseguida por pessoas encarnadas.


Fumegando meu cachimbo, baforei em sua direção com a intenção de aliviar tamanha densidade energética que ela trazia. Falei sobre a força espiritual e libertadora, fiz alguns trabalhos de queima de energias deletérias e suavizei seu coração com um galhinho singelo de arruda. No entanto, invisíveis aos olhos humanos, equipes espirituais resgatavam alguns irmãos obsessores que a acompanhavam, favorecendo a recuperação e esclarecimento desses irmãos. Mas essa filha precisava de um tratamento mais extenso, e então lhe disse:


  • A filha precisa fazer alguns tratamentos espirituais.


Ela respondeu:

  • Sim, farei o que me pedir desde que minha vida mude imediatamente!


Respondi com calma:

  • Minha filha, as mudanças não acontecem da noite para o dia; exigem esforço, fé, confiança, paciência e muita determinação...


Nêga véia sentiu certo desinteresse vindo dela, pois, para seu entendimento, a Umbanda iria resolver o problema dela como um passe de mágica, passando por cima de livre-arbítrio, más escolhas, comportamentos equivocados e falta de bom senso. Ela esperava que a véia pedisse alguns materiais, uma quantia, e que o trabalho fosse executado prontamente, com tudo resolvido imediatamente.


Suspirei profundamente, sentindo a tristeza pesar no meu coração.

  • Quanta ilusão há nessa forma de pensar! - pensei comigo mesma. - Quanta ilusão em procurar soluções imediatas por meio de magia mal direcionada.


Olhei para ela, com compaixão nos olhos, e continuei:

  • Poucos são os que buscam crescimento interior, conscientização de suas capacidades e aceitação de Deus na vida. Aceitar Deus é confiar que tudo tem um propósito, seja para expurgar ou para reparar. Cada desafio, cada provação, torna-se uma ferramenta valiosa e um recurso indispensável para nosso progresso espiritual, sinalizando se estamos trilhando o caminho certo.


Minha voz tremeu um pouco, sentindo a dor de tantos que seguem o mesmo caminho.

  • Sinto piedade dos filhos que largam a essência divina e espiritual por impaciência, procurando cortar caminho na busca de resultados rápidos por meio de magia desprovida de merecimentos. Onde buscam barganhar com espíritos trevosos...


Parei por um momento, refletindo sobre as consequências desse caminho.

  • Todavia, esse ato baterá na sua porta em forma de cobrança e com mais peso e sofrimento lá na frente.


Suspirei novamente, esperando que minhas palavras tocassem seu coração e acendessem a chama da verdadeira compreensão.


Não se iludam, filhos de Zambi. O melhor caminho é o do amor e da aceitação dos desafios que a vida apresenta, fortalecendo-se pelas mãos amorosas do Pai. Vocês sabiam que, antes de encarnarem, escolheram o gênero de provação a passar na Terra? Sim, e aceitaram aliviados e alegres, por terem a oportunidade de estarem aqui. Aproveitem enquanto há tempo. A encarnação é um momento precioso para o espírito que busca progredir. Ela não é um vale de lágrimas, mas sim momentos de crescimento e aprendizado onde podem viver com leveza, ou com pesar.


Acredito que queiram saber o que aconteceu com a filha imediatista, não é? Ela não aceitou os tratamentos propostos. Saiu do terreiro determinada a encontrar outro lugar que atendesse seus anseios. Nêga véia confessa: sim, ela encontrou um lugar onde seus desejos foram satisfeitos... por um prazo, somente por um prazo.


Mas o tempo passa meus filhos, e hoje, vejo-a novamente sentada na assistência esperando ser atendida. E há uma diferença. Sua cruz está mais pesada do que no primeiro dia em que a vi. No entanto, em seu coração cansado de ser ludibriado, existe o impulso da vontade de modificar-se. A semente que foi lançada na primeira vez que conversamos ficou em sua terra árida, esperando ser adubada e aguada. Agora, finalmente, chegou o momento de trabalhá-la.


Assim como ela, encontramos constantemente filhos que procuram os terreiros em busca do imediatismo. Vocês sabem, uma Casa de Deus tem o dever de conscientizar os filhos sobre a Lei do Esforço, do Trabalho, do Amor e do Progresso, da Potência e da Força que carregam dentro de si. Todavia, quando se deparam com essa proposta, muitos se sentem impotentes, procurando terceirizar aquilo que compete ao cenário de suas próprias vidas: o despertar de valores progressistas, deixando de lado seus anseios e vaidades.


A esses filhos, digo: a carne fala mais forte; o apego material e os sentimentos superficiais ainda os escravizam. Precisam sentir na própria pele que quem não vem por amor, um dia vem pela dor, assim como a filha da história.


Meus filhos, terreiro forte é aquele que está no encalço do sagrado, que fornece ferramentas para seu crescimento, dá esperança e mostra que a fortaleza está dentro de você. A Umbanda, sendo uma religião, oferece as armas construtivas e se alia ao seu crescimento, mas precisa da força de vontade do filho.


É como um médico que prescreve o tratamento adequado para o restabelecimento da saúde. Se o paciente não se esforça para realizar o recomendado, o corpo não terá força para lutar, agravando a doença. Ou você escolhe seguir lutando, desenvolvendo e fortalecendo os valores espirituais, ou se entrega aos becos ilusórios do ego e da presunção.


Sua vida está em suas mãos. Muitos podem torcer por sua degradação, mas tenha certeza de que há muito mais forças lutando pela sua ascensão. Se você cumprir sua parte, certamente estará gozando de saúde ou suavizando suas dores. Por isso, não se enganem, meus filhos, e acreditem: há mais que Zambi pode dar do que o diabo pode tomar. Basta se esforçar.


Vovó encerra o diálogo abençoando os filhos:

  • Que nosso Senhor Jesus Cristo seja louvado!


Os filhos respondem:

  • Para sempre seja louvado!


Vovó continua:

  • Que os Orixás sejam louvados!


Os filhos respondem:

  • Para sempre sejam louvados!


Vovó prossegue:

  • Que as santas Almas benditas sejam louvadas!


Os filhos respondem:

  • Para sempre sejam louvadas!


Vovó conclui:

  • Que os filhos do bem sejam louvados!


Os filhos respondem:

  • Para sempre sejam louvados!


Autora: Mãe Kátia

Inspirado pelo espírito de: Vovó Branca de Aruanda

Mensagem Final: Que as bênçãos dos Orixás e das santas Almas benditas estejam sempre com vocês. Que cada filho encontre a força e a coragem para seguir o caminho do amor, da fé e do progresso espiritual. Axé!



Mãe Kátia - AxéNews

Mãe Kátia

Mãe Kátia é sacerdotisa dirigente do Templo Luz do Amor Divino, Ìyálórìṣà coroada na Umbanda e iniciada nos cultos afro-brasileiro e tradicional Yorubá. Além de ser a fundadora do Projeto Social Mensageiros do Amor, que já atendeu mais de 300 famílias proporcionando a melhoria da qualidade de vida em suas comunidades e levando dignidade, respeito e humanidade, a Ìyálórìṣá tem um grande histórico acadêmico: possui formação em psicanálise com ênfase na ciência da religião e nas relações do homem com o universo consciente e inconsciente e graduação em metafísica da saúde, cromosofia, cromologia e em cromoterapia. [+ informações de Mãe Kátia]


Redes Sociais do Mãe Kátia

Comments


logo1.jpg
  • Instagram

Notícias e conteúdos do Axé

bottom of page