Por: Etemí Shaiane de Lissá
15/05/2023 | 17:57
Adimuns, Oferendas, Ebós ou Agrados. Assim são conhecidos as ofertas de alimentos, frutos, flores, sementes, folhas e bebidas que fazemos aos Orixás e Entidades no Candomblé e Umbanda.
Desde os primórdios da Humanidade, é de costume os sacrifícios e oferendas à Deus ou aos Deuses e Deusas. Em todas as civilizações e culturas. Falando em Brasil, os escravizados que aqui chegaram, precisaram se adaptar a todos os tipos de atrocidades e dificuldades, para sua sobrevivência e para que de alguma forma seus costumes e crenças se mantivessem vivos!
Se tratando de culinária, a influência europeia e indígena é vista até os dias de hoje nas mais tradicionais casas de Candomblé e Umbanda, podemos assim observar que os costumes culinários de Cultura Africana, por vezes ficam longes de alguns Adimuns e Oferendas. Essas variações também podem ser observadas em países Latinos Americanos e também em Cuba onde a Cultura Africana foi aglutinada a tantos outros costumes.
Os Terreiros mesmo possuindo a mesma origem, podem ter costumes diferentes, variando de família para família, ou por vezes mesmo pertencendo a mesma família de axé, podem variar de terreiro para terreiro.
POR QUE SE DÁ "COMIDA" AOS ORIXÁS OU ENTIDADES?
É sabido que os povos antigos, inclusive os Africanos e aqui no Brasil os escravizados tinham/tem o costume de partilhar sua comida com seus ancestrais. A comida, o ato de comer e se alimentar, nos trás a comunhão, a força, a satisfação e felicidade.
Somente aqui no Brasil, e infelizmente nas maiorias dos Terreiros, temos o mal costume de ofertar à nossos Ancestrais e não nos alimentarmos das oferendas, não compartilharmos dos alimentos e com isso não fazemos o principal, a comunhão com nossos Deuses e o grande pecado do desperdício! Deixo claro aqui que essa é minha opinião e não uma verdade absoluta.
Quando fazemos algum tipo de oferenda, estamos fazendo a troca de energia daqueles alimentos, sejam eles vegetais ou animais. Quantas vezes você já deve ter ouvido coisas do tipo, ah mas espirito come, bebe e fuma?!!! Sabemos que não, mas precisamos parar de fazer por osmose!!!
Os ancestrais se alimentam através da emanação do que ofertamos e assim toda essa força cósmica é repassada a nós!
Sou o tipo de pessoa com muitos por quês, o que me faz estudar e buscar cada vez mais respostas e entendimentos. E sobre os Adimuns e Oferendas foi assim. Quanto mulher iniciada no Candomblé e Sacerdotisa, hoje entendo que o uso de animais no abate religioso, além de nos dá a força vital, a garra, a virilidade, a fertilidade, a longevidade e tantas outras atribuições, nos dá o alimento, ofertamos o necessário ao Ancestral/Orixá e compartilhamos a carne com toda nossa comunidade religiosa, e por vezes com a vizinhança, alimentamos o espírito e o corpo físico.
Em nossos boris ou balaios, quantas frutas nos dão o doce, nos dão a riqueza de suas fibras, vitaminas, seus benefícios são inúmeros, aumentam nossa imunidade física e "espiritual". Toda fruta com suas sementes, que ofertamos é uma vida que se sacrifica pela nossa. Depositem seus restos ou suas sementes na terra, para que assim elas possam crescer e nos alimentar novamente, não será em um oberó na rua, no asfalto ou no lixo que teremos a continuidade.
As folhas que nos alimentam, que nos banham, que nos dão o sagrado sangue verde, que tiram de nós as enfermidades, as larvas astrais, as negatividades e por vezes o famoso "olho grande".
Que dão serenidade e sabedoria á nosso Orí, que nos acalmam num chá, que nos serve de prato e nos dão a força de suas raízes!!! Os grãos conhecidos por muitos como "comida seca" nos dão sua abundância,fertilidade,fartura e prosperidade!!!
Um grande exemplo e talvez mais conhecido é a canjica, que ao oferecermos a pai Oxalá nos traz paz, serenidade, equilíbrio, abundância e direcionamento!!!
A farinha de mandioca que nos traz a energia da terra, a força de suas raizes que vencem o solo para crescer e nos auxiliam na vida material!!!
O peixe,a o peixe!!! Alguns dizem que não podemos ofertá-los, mas cada segmento com sua tradição!!! Os peixes tem uma ligação direta com a espiritualidade, com o inconsciente é a própria representação da psique. Eu adoro usar os peixes, eles simbolizam a tranquilidade, inteligência, equilíbrio, fecundidade, a fraternidade e principalmente o controle emocional.
As folhas e flores ofertadas nos dão a fertilidade,pois a terra gerou a árvore e também as plantas em seu útero. As flores representam o recomeço, germinam e nascem outras plantas, conseguem alimentar outros seres, servem como remédios, que maravilha podermos usá-las em nossos rituais e como nos ajudam a curar doenças espirituais!
As entidades da Umbanda fumam e com isso vão trabalhando com o fumo e nos defumando, bebem e auxiliam no transe do médium ,lógico sem exageros,por que nenhuma entidade se embriaga!!! E por vezes ainda estão muito ligadas ao plano terreno.
O uso do fumo e do álcool por entidades, no meu entendimento tem como principal objetivo a manipulação de energia, para descarregar e limpar o astral das pessoas, tudo é magia e fé.
Eu ficaria horas escrevendo tudo o que os alimentos ofertados á nossos Deuses, Deusas e Entidades podem nos dá através da emanação e no ato de comungar o que é oferecido ao nosso Divino, precisamos evitar os desperdícios!
Ofertem o que puder, o que quiser, o que é de costume de sua família e o que seu Orixá, Inkisí, Vodun e Entidade gosta, faz muito bem á nós!!! Evite sujar a natureza, não deixa nas praias, mangues, lagoas, rios, cachoeiras e nas ruas nada que seja de vidro, descartáveis ,plástico e etc. Deixe somente o necessário, o orgânico e o que pode servir de adubo ou alimentos para os animais.
Os Orixás são a natureza e nós não somos nada sem os Orixás!!!
Reeduquem-se,a natureza e a nossa Ancestralidade serão gratas!!!
Deixo aqui um pouco dos ensinamentos adquiridos durantes todos esses anos de Candomblé, e que possamos cada vez mais aprendermos uns com os outros!!!
Gratidão!!!
Que pai Oxalá nos abençoe abundantemente!!
kolofé
iboru,Iboya,Ibosheshe
Etemí Shaiane de Lissá
Etemí Shaiane de Lissá (Shaiane Ezechiello). Matriarca do Kwe Lissá Ogifè/Terreiro de Obaluaye. Terapeuta holística, graduanda em História,Comunicadora do Programa Vozes Ancestrais, Coautora do livro Mulheres de Axé.
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