Por: Iyalode Ojewunmi Rosângela D'Yewa
06/12/2023 | 17:48
Afrikerança é um Coletivo de Matriarcas do Candomblé e Umbanda, proveniente da Diáspora Africana no Brasil. No qual sou a idealizadora e diretora nacional. Com Coordenação, no Rio de Janeiro, nos Municípios: Rio, São Gonçalo, Itaboraí, Nilópolis, Maricá, Magé, Nova Iguaçu. No Estado da Bahia, Salvador, e na Nigéria em Osogbo.
Seu Objetivo é salvaguardar o culto à Ancestralidade, a conduta e valorização do Sagrado Feminino, e às Tradições deixadas pelas nossas antecessores.
É uma Militância, porquê lutamos pelas causas: combate à Intolerância Religiosa e o Racismo Religioso, pelo Empoderamento da Mulher, e a busca insensante por Políticas Públicas.
É uma Missão, pois ao me iniciar para Iyalode na Nigéria, e receber o Oloye de Ashabi Anike Sikirati, recebo à missão da Ancestralidade de voltar para o Brasil e reunir Matriarcas que lutassem pela preservação da nossa cultura e tradição. Pois entendemos que às Casas de Culto de Matrizes Africanas foram o principal pilar de resistência para libertação dos escravizados.
Ao promovermos a Cultura Afro Brasileira, que se manifesta de diversas formas, desde a Capoeira, até às expressões artísticas, como o samba e a música Afro, e ao reconhecer e celebrar essas expressões culturais, estamos reconhecendo a contribuição inestimável da Diáspora Africana na Formação da Sociedade Brasileira.
Além disso o Candomblé e a Umbanda, desempenham um papel significativo na vida de muitos brasileiros. Explicar como essas religiões tem sido não apenas um meio espiritual, mas também uma forma de resistência e preservação da identidade, como parte fundamental da compreensão da Diáspora Africana no Brasil é também nossa missão.
O nome Afrikerança, já fala por si só, que nosso objeto é a herança da África vivenciada aqui no Brasil.
Só gostaria de ressaltar, que chamamos de Diáspora Africana, porém sabemos que Diáspora quer dizer: dispersão de um povo em consequência de preconceito ou perseguição política, religiosa, ou étnica. E sabemos, que não foi isso, que aconteceu com nosso povo africano. Eles foram escravizados, não tiveram escolha, não vieram por livre e espontânea vontade. Por esse motivo, que o Afrikerança, busca preservar e valorizar às Tradições deixadas por esse povo que lutou e resistiu, sobrevivendo às piores dores no corpo e na alma.
Somos Afrikerança,
Somos Matriarcas,
Temos identidade Ancestral!
Iyalode Ojewunmi Rosângela D'Yewa
Dra h. c. Iyalode Ojewunmi Rosângela D'Yewa. Turismóloga, Radialista, Produtora Cultural, Capelã Internacional. Embaixadora Cultural de Oyo e Ekiti - Nigéria [+ informações de Iyalode Ojewunmi Rosângela D'Yewa]
Redes Sociais de Iyalode Ojewunmi Rosângela D'Yewa
Comments