Por: Iyá Jacque de Osun
24/02/2024 | 09:21
Encontrado em muitas religiões, bater a cabeça no solo significa respeito, humildade, entrega e agradecimento. Na Umbanda é um ato de respeito aos Orixás e Guias daquela casa. Em algumas casas também se bate a cabeça para sacerdotes, atabaques e tronqueira.
As nossas tradições familiares , são importantes, até mesmo para criar nossas disciplinas e limites. O homem precisa de limites.
Só batemos cabeça para quem confiamos, neste momento estamos nos doando por inteiro, simbolicamente, por meio de um gesto ritualístico, estamos diante do Sagrado para servir.
Mesmo que ninguém nunca nos explique o que significa este ato de bater cabeça, intuitivamente já subentendemos seu significado, o gesto é muito forte e estar prostrado mexe conosco profundamente.
Há milênios, rituais religiosos adotaram este gesto de saudação como símbolo de respeito, hierarquia, adoração e devoção para manter a estrutura sacerdotal e o ambiente fraterno.
O que confunde as pessoas, às vezes, são os detalhes; por exemplo: como deve ser o gestual, deitado ou ajoelhado, com as mãos para frente ou para trás, quantas vezes toco o chão com minha testa e até o que devo falar ou pensar neste momento.
Batemos cabeça porque confiamos, sabemos, em nosso íntimo, que estamos diante de um poder superior e a ele nos submetemos conscientemente, dispostos a sermos instrumentos do bem maior que se manifesta em nós e em nossos irmãos de corrente.
Feito isso, sinceramente, de coração, nos aproxima dos outros, gera empatia, tolerância, compreensão. Tudo isso num simples gesto que a todos nivela naquele momento, pois estamos enviando uma mensagem: eu respeito minha fé, a ela me entrego assim como fazem meus irmãos de jornada.
Há quem toque a cabeça de frente, depois para a direita e para a esquerda, saudando o “Alto, Direita e Esquerda”. Pode-se tocar a cabeça três vezes apenas pela força mística e “cabalística” que envolve o numero três; multiplicador e potencializador de todos os atos ritualísticos.
Batemos cabeça em nosso Altar e no Altar dos terreiros em que somos visita, em sinal de reconhecimento da energia e vibração daquela casa, caso nossa intuição não nos permita a realização do gesto, melhor pedir licença, com todo o respeito e educação e simplesmente ir embora, evitando assim aborrecimentos futuros.
O ritual que se faz presente em diversas culturas como o budismo, o islamismo e até mesmo o catolicismo sinaliza o ato de reverência e respeito diante do culto, da religião, dos ensinamentos e de tudo o que congrega com aquela crença e tradição.
Para você o ato de bater cabeça procede ?
O ato de bater cabeça gera humildade ? Ou esse ato, não significa nada, diante de nossas atitudes?
Fica aberta a opinião pública de todos vocês.
Iyalorisa Jacque de Osun
Ìyánífá Ifagbami osunbiwde, Pisocoterapia holística, Especialista em propriedade intelectual, Ativista e iniciadora do Dia do Omolokô. Ativista da igualdade e defensora de nossas raizes. [+ informações de Iyá Jacque de Osun]
Redes Sociais de Iyá Jacque de Osun
Comments