Anúncio foi feito pela ministra Anielle Franco
24/05/2024 | 13:30
O Brasil vai receber a 6a Conferência Regional da Diáspora Africana entre os dias 29 e 31 de agosto, em Salvador. A informação foi anunciada pela ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, durante Seminário Brasil-África: "Novas Pontes sobre o rio Chamado Atlântico", no Palácio Itamaraty, em Brasília. A conferência reunirá representantes de países da África, das Américas e do Caribe para debater questões como memória, restituição, reparação e a causa pan-africana.
Em seu discurso, a ministra Anielle Franco destacou que a conferência será um significativo espaço internacional para promover o intercâmbio de políticas de memória e reparação e avançar nas discussões sobre a importância da verdade histórica na reparação dos danos causados pela escravidão.
“O Brasil é o maior país com população negra fora da África e é muito forte e simbólico que Salvador receba a primeira Conferência da Diáspora de forma presencial. É uma honra para o governo brasileiro e para o povo brasileiro receber essa conferência nessa capital, que vibra a história do povo negro no Brasil”, ressalta.
A ministra também celebrou em sua fala, a importância dos espaços de diálogos entre os países fortalecido pela volta da democracia, a presidência do Brasil e o ingresso da União Africana como membro permanente do G20 - o mesmo estatuto que tem a União Europeia.
A chefe da pasta da Igualdade Racial anunciou ainda que o Ministério da Igualdade Racial já está trabalhando em parceria com os Ministérios das Relações Exteriores, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Direitos Humanos e Cidadania, Cultura/Fundação Palmares e Secretaria Geral da Presidência para a organização desse grande encontro com o objetivo de garantir a presença das nações e da sociedade civil.
Mesa raízes Brasil África - Participaram da mesa de abertura do evento, a Embaixadora de Gana, Sra. Abena Busia; Embaixador de Cabo Verde, Sr. José Pedro Chantre d'Oliveira; a Primeira Secretária Bruna Vieira de Paula, Chefe da Divisão de Direitos Humanos do Ministério das Relações Exteriores; assessor diplomático da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gustavo Westmann; assessor de Participação Social e Diversidade do Ministro das Relações Exteriores, Secretário Fabrício Araújo Prado; presidenta do Instituto Afrolatinas, Jaqueline Fernandes e a representante da Coalisão Negra por Direitos, Ingrid Farias.
Por: Ministério da Igualdade Racial (MIR)
Comentarios