Por: Pai Alex de Oxaguiã Ifagbemi
12/04/2024 | 07:48
O Candomblé é uma herança cultural, religiosa e filosófica africana que foi reformulada e adaptada às novas condições que ofereciam o novo mundo descoberto pelo europeu. Essa realidade que é SINÔNIMO de RESISTÊNCIA nas suas diferentes vertentes permeia o povo brasileiro e tem como função principal o culto às divindades que são representadas pelas forças e o poder da natureza que são chamados de Orixás. Essa relação homem e orixá se aprofunda através dos ritos, um dos principais que é a iniciação, que é o ingresso do devoto nesse Universo cultural e religioso. Estar no candomblé é viajar no tempo, é se permitir no colo do orixá, assim como uma criança, SER EDUCADO, não só para a sociedade candomblecista mas também para toda a sociedade. Orixá nos ensina a viver, e eles sem sombra de duvidas são a nossa maior cartilha.
No colo do meu orixá , eu aprendi que Exu, é a paciência e organização, sim é o senhor da PACIÊNCIA, também aprendi que Ogum é a perseverança, a força que não nos deixa desistir dos nossos objetivos.
No meu ponto de vista, o Candomblé além de religião, é também uma escola, onde aprendemos com os nossos orixás, a conviver em sociedade, pois entre as divindades NUNCA houve guerra ou adversidades, qualquer coisa diferente disso não é culto de Orixá, não é religião.
Pai Alex de Oxaguiã Ifagbemi
Meu nome no âmbito religioso de matriz africana é Alex de Oxaguiã, fui iniciado para este orixá em 22/04/2002, e desde 2005 com a passagem de minha mãe biológica assumi a casa que hoje leva o nome de ECEPRAB, Espaço Cultural de Estudos e Práticas Religiosas Afro Brasileiras... [+ informações de Pai Alex de Oxaguiã Ifagbemi]
Redes Sociais de Pai Alex de Oxaguiã Ifagbemi
Telefones: 21 3340-0450 | 21 97233-9289
Comments