top of page

Carta Magna da Umbanda

Por: Pai Ortiz Belo


Foto: Divulgação

22/09/2024 | 10:59


A comunidade religiosa de Umbanda vem em uma crescente nos últimos dez anos, crescimento este que se deve principalmente pela mídia eletrônica. Nossos saberes ancestrais se sustentaram por anos pela oralidade, sendo que muitas vertentes prezam este tipo de ensino, dando para quem verdadeiramente conquista, para quem tem mérito e vivenciou com pé no chão.



Se existe uma família feliz, são os umbandistas, festeiros, amigos e dedicados nas tarefas religiosas. Porém, nem tudo é assim, existe sim várias questões de ordem, desde desvios de conduta de quem não segue preceitos, até de aproveitadores da fé alheia, como em qualquer seguimento. A Umbanda é uma Luz que reflete o bem e a paz para o mundo, como eu já havia dito em outras oportunidades, sem desmerecer nenhuma outra religião, a umbanda tem todas as ferramentas necessárias para dar caminhos, para fazer tratamentos e trazer conhecimentos.


Por outro lado existe milhares de pessoas que, não sabem o que é Umbanda, e por meio principalmente dos pentecostais, somos satanizados, ninguém é obrigado ter o conhecimento de nossos fundamentos, mas saber que somos uma religião é fundamental.


Em 2012 iniciei um projeto chamado Carta Magna da Umbanda, que com outros irmãos, foi elaborado em formato de documento explicativo de que, “acreditamos em Deus, nas divindades denominadas Orixás e nos guias”. A maioria das pessoas na sociedade jamais imaginavam que a Umbanda tem a crença em Deus, entre outras situações que, pasmem, em um grupo entrevistado de maneira aleatório, eles acreditavam que nós realizamos sacrifícios humanos. O documento Carta Magna da Umbanda foi criado para dar ao religioso de Umbanda uma identidade, sendo elaborado com todo o cuidado para não adentrar em ritualísticas internas. Desde sua criação este documento vem sendo aprimorado, hoje em 2024, segue para sua 6° revisão e ampliação, não sendo um trabalho engessado.


Mostrar para a sociedade que somos uma religião que educa, que possui em sua base no cuidado para com o indivíduo, tendo em seu postulado os direitos humanos, bem abordado dentro do documento, passamos a ter uma ferramenta excepcional. Não só como uma identidade para o religioso de Umbanda, mas mostrando a esta sociedade, desinformada, que nossas práticas vão muito além do que eles imaginavam. Somos uma das maiores religiões do Brasil, em nossos terreiros atendemos milhares de pessoas, muitas delas tratadas espiritualmente e em seus impactos emocionais. Direcionamos os jovens ao estudo, incentivamos o respeito a todos os seguimentos religiosos, nossa bandeira é da Paz!


Hoje o Documento Carta Magna da Umbanda esta traduzido em várias línguas, alemão, inglês, francês, espanhol e agora lançado em libras, sendo em breve traduzida na língua dos sinais. Estamos em alguns países, trazendo inclusão social e dando ao Umbandista estrangeiro uma amplitude de referência religiosa.


Algumas universidades do País, bem como alguns consulados, já possuem o documento, sendo que nas universidades material importante para os estudos de antropologia, sociologia, psicologia, entre outros. Está inserido na sociedade o projeto Carta Magna da Umbanda, que não pertence a nenhuma instituição, e sim, pertence ao umbandista!


Seu filho pode ir à escola, sabendo que possuímos instrumento que legitima a religião de Umbanda, que dignifica nossa fé! Sendo ferramenta inclusive, dentro do ministério público importante ferramenta, onde juízes tem tomado como parâmetro para autuar falsos religiosos, ou mesmo defender nossos terreiros contra a intolerância.


Para quem não conhece o conteúdo, mande mensagem em minhas redes sociais, passarei gratuitamente em PDF o Documento Carta Magna da Umbanda.




Babalorixá Fabio ti Odé - AxéNews

Pai Ortiz Belo

Escritor umbandista e espiritualista. Dirigente espiritual do Templo Portais de Umbanda desde 1997. Nasceu em berço religioso de Umbanda, consagrado pai pequeno aos 19 anos e dirigente aos 26. Filho de pai Xangô e mãe Oxum, sempre procurou fazer pela religião desde jovem, participando de momentos valiosos para a Umbanda. [+ informações do Pai Ortiz Belo]


Redes Sociais do Pai Ortiz Belo

Instagram | Facebook

Comments


bottom of page