top of page

De Dentro dos Terreiros para os espaços públicos: axé em movimento

Por: Iyá Andreia D'Osun


10/12/2024 | 19:43


Olá meus Amores, em minhas andanças por aí me surpreendi com movimentos históricos do Povo de Axé que aconteceram na minha cidade, Duque de Caxias RJ (farinha pouca, meu pirão primeiro né mesmo kkk) 😉.

O mês de Novembro foi recheado de muitos eventos em vários pontos da cidade.



Já no dia 6 /11 tivemos no Teatro Raul Cortez a apresentação do Documentário: Doutrina de Mirim na Umbanda, a escola da vida de Mãe Bianca Morelli da Tenda Espírita Luz de Maria que fica no Bairro Vila São Luiz em Duque de Caxias.

Documentário incrível que teve a participação de Marcelo Varanda, Curimba Tefi e Curimba da Luz. O teatro lotou em plena quarta-feira, o que surpreendeu até os organizadores do evento.

Uma grande demostração de interação do Povo de Terreiro. O evento teve entrada gratuita, e o departamento de Direitos humanos de Duque de Caxias como um dos grandes apoiadores. O documentário é lindo, assistam.


No dia 9/11 tivemos a Plenária Ordinária do Fórum de Políticas Públicas dos Povos Tradicionais de Matrizes de Duque de Caxias, presidido pela querida Cássia Ferreira, em união com o FUNA do Sr Ogan Luiz e Valeria Obassi, com Departamento de Direitos humanos de Duque de Caxias, presidido por Sharlene Rosa, e o NAVIR. O Fórum ganhou aliados potentes no combate contra intolerância religiosa, legalização de terreiros, projetos sociais e culturais, envolvendo nosso Povo de Terreiro em Duque de Caxias. Já nessa Plenária aberta ao público, o Fórum trouxe temas relevantes para serem discutidos e postos em prática no próximo ano de 2025, com melhorias significativas em nossa sociedade.


Dia 17/11 tivemos na Quadra da Escola de Samba Grande Rio a Feira dos Oborós da Iyalorixa Janaína de Ossayn, uma grande homenagem ao Sr Comendador Ogan Luiz Bangbala, foi um dia incrível de muita emoção e Axé. Mãe Maria, esposa do Sr Bangbala e toda sua família estiveram presentes numa demostração de carinho, humildade e respeito a todos presentes. Ninguém saiu sem tirar foto com o ícone do evento. Iya Janaína surpreendeu ao levar todos os Ogans presentes no evento ao palco para juntos entoarem as Rezas de Axé que tanto conhecemos ...foi lindooooo.


A Feira dos Oborós é um evento de suma importância Cultural e Social ao nosso Povo de Terreiro, fomentando a economia criativa, pois muitos expositores dependem dessas eventos para levar o pão de cada dia ao seu lar, e com a entrada sendo 1kg de alimento não perecíveis, brinquedos ou kits de higiene pessoal, o evento ajuda sempre quem precisa em seu movimento. Não é atoa ser a Feira dos Oboros Patrimônio imaterial de nossa Cultura .


Nos dias 21, 22 e 23/11

A associação de Artesãos e Artistas de Duque de Caxias, presidido por nossa querida Aline Gouveia, promoveu um grande evento no Sesi Caxias e como sempre organização incrível e impecável. O evento teve a Feira de Exposição que os artesãos não pagaram taxa pra expor, contribuindo ainda mais com nossa economia criativa. As palestras trazendo informações importantes a todos, as Oficinas Criativas que também foram gratuitas a todos ajudando na formação de nossos empreendedores .

Exposições maravilhosas de moda e do Povo de Axé.

Shows incríveis, que destaco o da querida Cátia Gonzaga, o TEM QUE SER AGORA trás em sua musicalidade o samba de terreiro, com homenagens incríveis a São Jorge, Ogun, Sr Zé Pelintra entre outros. Só uma pena não poder colocar ao lado as cadeiras do Teatro kkk

Ninguém ficou parado .. incrível.

Outro destaque a esse evento incrível foi a exposição toda feira em crochê na entrada do teatro dos prédios principais de Duque de Caxias: teatro Raul Cortez, Biblioteca e Igreja Nossa Senhora do Pilar são só algumas .. impressionante e uma exposição na saída do teatro em homenagem a Sra Pombo Gira D Maria Mulambo. O evento foi totalmente gratuito a todos.

Aline Gouveia está há meses de dar à luz a uma linda princesa, e mesmo assim não para, promovendo sempre melhorias aos Artesãos e Artistas de nossa sociedade.


E na Câmara Municipal de Duque de Caxias no último dia 22/11 tivemos a solenidade de entrega da Medalha Pai Cristóvão, o fundador do Ase Pantanal, hoje levado com muito afinco e respeito por sua neta, Mãe Maria de Sango, que fez as honras do evento que teve como Mestres de cerimônias João Gabriel e Sr Wladimir do NAVIR.


Pai Cristóvão um Baluarte, um Sr muito importante a nossa Sociedade de Axé de Duque de Caxias, trazendo a Nação Efon de Salvador ao Rio de Janeiro em meados dos anos 50. O Ilê Ase Pantanal foi levantado no bairro do Pantanal, em Duque de Caxias, onde se encontra até hoje.

A Entrega da Medalha Pai Cristóvão promovida pelo DEMPPIRD, NAVIR, GDP BAIXADA I

SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL. Foi realmente um ato histórico em nossa cidade.


Entre os homenageados estavam: Dote Ivo Pontual, Mãe Márcia de Oxun, Mameto Iadewagi Graça de Dandalunda, Ogan Arthur de Oxóssi, Niltinho do Samba das Cabeleireiras, Iyalorixa Janaína de Ossayn, Preta X e muitos outros. Claro, também a Mãe Maria de Sango que mostra a importância Cultural e Social de nosso Culto a sociedade. Sharlene Rosa também foi uma das homenageadas, onde se vê que é de suma importância as políticas públicas e o Povo de Terreiro se unirem para mais eventos como esse.


E não acabou! No próximo dia 15 de Dezembro a Feira dos Oborós de Iya Janaína promete fechar com chave de ouro o ano de 2024, seus eventos numa grande homenagem à Nação Angola novamente na Quadra do Acadêmicos do Grande Rio, em Duque de Caxias.


Então é isso..

Deixo aqui meus questionamentos: será que realmente nosso Povo de Terreiro Caxiense está saindo de trás dos muros como costumo falar no nosso Programa Mojuba Exu?

Tomara que sim 😉


Ops: Parabéns AxéNews, dois anos desse Jornal eletrônico incrível que transmite notícias verídicas a nossa sociedade promovendo Cultura e entretenimento.


(Acabei de chegar, e simmm já sentei na janela participando desse aniversário incrível kkk)


Gratidão por me permitir 🙏🏾


Não esqueçam de toda quarta-feira assistir nosso Programa Mojuba Exu, no YouTube, a partir das 17h (@programamojubaexu) 🥰



Fotos dos eventos mencionados:


Fotos sobre o documentário Tenda Mirim | Mãe Bianca Morelli:




Fotos da Plenária do Fórum de Políticas Públicas de Povos de Matriz Africana de Duque de Caxias, dia 09/11:




Fotos da Feira dos Oborós | Homenagem Sr Comendador Ogan Luiz Bangbala:




Fotos do evento da Associação de Artesãos e Artistas de Duque de Caxias:




Fotos da solenidade de entrega da Medalha Pai Cristóvão:





Andreia de Oxun - AxéNews

Iyá Andreia D'Osun

Mulher Preta, capricorniana, mãe, avó, amiga, empregada doméstica, escritora e Candomblécista com muito orgulho. Sacerdotisa escolhida por Iya Oxun do Ilê Ase Awon wura Oju Idajo, que fica em Jardim Primavera, Duque de Caxias RJ. Microempreendedora negra da loja de artigos religiosos Omo Stylist. Idealizadora e coordenadora da instituição Águas do Saber Casa de Oxun. Idealizadora, produtora e apresentadora do Programa Mojuba Exu, voltado ao Povo de Axé, ao vivo nas rádios AtivaFM 98.7 (RJ), e Rádio Web Miragem Pelotas (RS). [+ informações de Andreia de Oxun]


Redes Sociais de Iyá Andreia D'Osun



Artigo de Opinião: texto em que o(a) autor(a) apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretações de fatos, dados e vivências. ** Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do AxéNews.


Comments


bottom of page