top of page

Egbe Orun, nossos amigos do Céu

Por: Vodúngán Kelly de Oyá


Foto: Reprodução

26/03/2024 | 16:10


Muitos ainda se perguntam o que é Egbe Orun, essa matéria de hoje vem com intuito de esclarecimento e como forma de ajudar a entender melhor o que é essa sociedade. E para entendermos melhor sobre Egbe Orun, precisamos pensar que nossa vida não começa aqui, que já existíamos antes de chegar na terra e dessa forma entenderemos que Egbe Orun é uma sociedade que existe no céu onde se encontram pessoas que nos conhecem, são nossos amigos, nos amam e nos protegem, são relações que ultrapassam os limites reais da vida e da morte, precisamos ter uma boa ligação ou comunicação com nosso Egbe, e assim iremos facilitar a nossa vida na terra. Muitas das vezes ao virmos para a terra, somos enviados junto com membros de nosso egbe o que nos ajuda, outras vezes somos enviados no meio de estranhos nos dificultando.




Egbe sabe de nossa missão aqui na terra e nos ajuda a cumpri-las, é necessário saber que quando desviamos de nosso caminho ou de nosso trato que fizemos antes mesmo de nascer, estaremos em desarmonia com egbe, e dessa forma ao invés de ajudar ele irá atrapalhar e assim sua vida aqui se tornará mais difícil.


O culto de egbe orun está de uma forma ligado a espiritualidade e a psicologia e associado a muitos problemas emocionais que podemos sentir aqui na terra como angústias, depressões, esquizofrenias, sentimento de vazio ou quando nos sentimos sempre sozinhos, o ideal é cultuarmos com oferendas a fim de através das comidas ofertadas comungarmos com nossa família celestial demonstrando nosso amor, nossa gratidão e assim estarmos em perfeita sintonia espiritual com Egbe e dessa forma obter bênçãos em nossas vidas.


Se oferta a Egbe Orun doces sendo caseiros ou industrializados, pois o doce traz alegria e felicidades, frutas, ekuru (massa feita do feijão fradinho cozida no vapor), Akara (massa do feijão fradinho, temperada com cebola e pimenta picada e frita no azeite de dendê), Ireke (cana de açucar), Amendoim e outros.


Seus locais sagrados são: Bananeira, Praia, rio, terra, encruzilhada, dendezeiro, arvore de Akoko e floresta.


Sua saudação: Muso Muso!




Átila Nunes - AxéNews

Vodúngán Kelly de Oyá

Sacerdotisa de candomblé , dirigente do Àse Xwé Réwà S'ojú L'osún, fundado em 04/12/1993, localizado no bairro de Bangú, Rio de Janeiro. Escritora com 2 livros publicados: 'Oloyá's Do amor por Oyá à confraria' e 'As Guardiãs Histórias de pombogiras' [+ informações de Vodúngán Kelly de Oyá]


Redes Sociais de Vodúngán Kelly de Oyá:

Comments


logo1.jpg
  • Instagram

Notícias e conteúdos do Axé

bottom of page