ELENINI – Instabilidade emocional segundo a cultura Yoruba de Orixá
- WR Express
- 16 de fev.
- 3 min de leitura
Por: Bàbá Ifálóba Ifálósèyí Gennaro Timeo

✅ 16/02/2025 | 20:12
ELENINI é interpretado e conhecido como "O SENHOR DOS OBSTÁCULOS". ELENINI É UM AJOGUN (FORÇAS NEGATIVAS) QUE SE DESENVOLVE NA MENTE LIMITANDO O DESENVOLVIMENTO E A EVOLUÇÃO HUMANA.
Elenini causa desânimo, frustrações e traumas que com o passar do tempo desenvolvem bloqueios psicológicos e privações no dia a dia. Elenini testa a nossa determinação e nosso caráter, oferecendo tentações e armadilhas que nos fazem arrepender dos propósitos inicialmente escolhidos por nós antes de vir ao mundo, a nossa predestinação, sendo em contínuo conflito com o nosso Ori, (Orixa pessoal de cada um de nós) que tem como missão guiar os homens para o seu próprio destino.
Por esta razão, Elenini é considerado inimigo de Ori.
As pessoas dominadas por este Ajogun têm suas vidas marcadas por derrotas e fracassos, perdas, insatisfações crônicas, etc.
Apesar do perigo representado por Elenini, esta divindade não é vista pela filosofia Yorubá como algo “demoníaco”, mas como uma alternativa, capaz de potencializar boas atitudes, boas intenções, bom caráter e testar nosso livre arbítrio.
Elenini, então, nos obriga a exercitar o bom senso, e a fortalecer o nosso caráter. EXCESSO DE CONFIANÇA, VAIDADE, SUPERBIDADE, GANHOS EXAGERADOS, FALAR DEMAIS, A BUSCA CONSTANTE POR PRESTÍGIO E PODER ILIMITADO, SÃO ALGUNS FATORES QUE NOS FAZEM CAIR NAS ARMADILHAS DE ELENINI QUE POR SUA VEZ PERMITIRÁ A ENTRADA DE OUTROS AJOGUN (doença, morte, perdas, discussões, etc.).
Elenini faz as pessoas praticarem ações malignas, perdendo o senso de dignidade e por isso pode afastar do verdadeiro culto ao Orixá, conseguindo convencer as vítimas de que aquele não é o caminho certo.
É por isso que IWÁ RERE (bom caráter) é um dos conceitos mais sagrados para os Yorubás. Quando Elenini assume o controle de nossas vidas, ela se instala em nosso cérebro... em nossa cabeça. Entendendo isso, percebemos que só o culto ao Orixá Orí, nos permite de superar ou controlar Elenini e evitar sua influência e não desviar a pessoa da propria predestinação.
O Elenini é combatido apenas através do culto ao Orixa ORI (cujo Àṣẹ está implantado em nossa cabeça desde o nascimento), “praticando” o bom caráter, e não existem outros tipos de ofertas a outros Orixas que possam anular a ação do Elenini.
Elenini é tão forte, quando se estabelece em um indivíduo, que tem grande capacidade de influenciar negativamente outras pessoas. Elenini pode ser descoberto através da adivinhação, pode ser tratado, mas é difícil de superar se você não perceber que é vítima de sua negatividade. Mas se o Elenini já está estabelecido no Orí de uma pessoa há algum tempo, a tarefa de superá-lo torna-se realmente difícil e sua presença pode se tornar invisível até mesmo na própria adivinhação, principalmente para pessoas não iniciadas no culto.
Elenini nos faz ver as coisas de uma forma pouco clara e modificada aos nossos olhos e quando percebemos já é tarde. Ficamos indefesos diante das situações. Em geral, causam sofrimento e prejudicam áreas importantes do funcionamento mental, afetando o equilíbrio emocional, o desempenho intelectual e a adaptação social.
Porém, se a pessoa não se ajudar a sair dessa situação, ela será gravemente afetada, chegando até a atingir um nível clínico real. Elenini tem um objetivo único e exclusivo que é frustrar as intenções do nosso ORÍ.
Mas para todas estas situações, IFÁ oferece-nos soluções. Se decidirmos seguir os conselhos do IFÁ sem ego, sem malícia, sem inveja e evitando a negatividade como beber em excesso, drogas, relacionamentos promíscuos, locais onde prevalecem essas ações nocivas e ouvindo os conselhos do ORI, certamente conseguiremos superar as barreiras impostas por esta entidade negativa, construindo um “bom destino” e melhorando a nossa personalidade.
Que Ifa e Orisa sejam um bom caminho para todos...

Bàbá Ifálóba Ifálósèyí Gennaro Timeo
Babalawo e fundador do Templo Ajé Ifá Òòsà - Italia.
Iniciado em IFÁ no ano de 2013, na cidade de Oyo, Nigéria, na família IFÁLÓSÈYÍ. Iniciado em OBÀTÁLÁ com ÒLÚWIN ÒÒSÀ ÀÌKÚLOLÁ, no ano de 2016, na tradição de Oyo, Nigéria. [+ informações de Bàbé Ifálóba Ifálósèyí]
Redes Sociais de Bàbá Ifálóba Ifálósèyí
Artigo de Opinião: texto em que o(a) autor(a) apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretações de fatos, dados e vivências. ** Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do AxéNews. |
コメント