Por: Vodúngán Kelly de Oyá
03/02/2024 | 08:20
Como é o meu primeiro texto do ano quis trazer para vocês informações sobre o orisá Esú que é muito confundido sendo considerado o orisá da desordem e da confusão quando na verdade é ao contrário ele é o orisá, a divindade da paz, da ordem, da disciplina e da organização, com ele devemos aprender a ter a paciência para que possamos obter bênçãos em nossas vidas e conquistarmos nossos objetivos.
Ele é o fiscal da ordem , da verdade é o princípio de tudo , ele é o movimento e dessa forma sendo representado pelo espiral.
Esú é o grande mediador é ele quem media o ser Humano com seu destino ,o ser Humano com o orisá ou o ser Humano com Eledumare.
Eledumare confiou a ele vir a terra para criação e organização do mundo, trazendo assim o perfeito equilíbrio, ele tudo vê e tudo come é ele quem leva nossas mensagens a eledumare com nossos pedidos a realizarmos um ebó ou uma oferenda, por isso também é conhecido como o grande mensageiro.
Em seus assentamentos é necessário ter o elemento mineral chamado Yangui.
Esú aprecia Epô pupá ( azeite de Dendê), Ata pupá ( pimenta vermelha), agbado ( milho ), ewa ( feijão fradinho), isu ( inhame), agbado funfun ( canjica), oguedê ( banana), Esó e ireke ( frutas e cana de açúcar), akará ( massa feita de feijão fradinho e frita no azeite de dendê), ekuru ( feito da massa do feijão fradinho e cozido ao fogo), ekuru pupá ( feito da massa do feijao fradinho misturado ao azeite de dendê e cozido ao fogo), oti ( Gim) e o tradicionalmente conhecido e oferecido aqui no Brasil padê feito da mistura da farinha de mandioca com o azeite de dendê ou com outras misturas como água, cachaça ou mel.
Sua saudação é Laroyê!
Epá esú o o!
Mojuba esú!
Vodúngán Kelly de Oyá
Sacerdotisa de candomblé , dirigente do Àse Xwé Réwà S'ojú L'osún, fundado em 04/12/1993, localizado no bairro de Bangú, Rio de Janeiro. Escritora com 2 livros publicados: 'Oloyá's Do amor por Oyá à confraria' e 'As Guardiãs Histórias de pombogiras' [+ informações de Vodúngán Kelly de Oyá]
Redes Sociais de Vodúngán Kelly de Oyá:
Comments