top of page

Exposição 'O Elo Que Nos Une' exibe a riqueza cultural tradicional de terreiro na Biblioteca Parque

A exposição ficará aberta para visitação do público até o dia 28 de março

20/03/2023 | 22:36


O Egbè Ilè Ìyá Omidayè Aṣé Obálayó, representado pela Ìyalọ̀ríṣá Márcia D’Oxum, em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, por intermédio da Superintendência de Museus, inaugura nesta terça-feira, dia 21 de março, a exposição “O Elo Que Nos Une”. A exposição, que ocorrerá no 2º andar da Biblioteca Parque Estadual, terá evento de inauguração para convidados, a partir das 15h, e ficará aberta para visitação do público dos dias 21 a 28 de março, com mediação diária feita por representantes do terreiro do Omidayê.




A inauguração será dia 21 de março, pois é o Dia Nacional das Tradições Africana, a Lei 14.519/2023, sancionada pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Sila, que reconhece e celebra os valores culturais dos povos tradicionais de Matriz Africana/Terreiro, instituído pela ONU.


O candomblé e suas diversas nações, tem por princípio respeitar cultura e crenças dentro de suas diversidades e, por isso, a organização do evento convida a todos a fazer essa pequena viagem por esse grande universo de memórias e oralidade do povo Ioruba - Nação Ketu. O Candomblé, no Brasil, é matriarcal. As saias dessas mulheres são provas de conquista e resistência, mas vão além disso, as rodas dessas saias representam o movimento das águas, do ar, dos ventos e da terra, elementos da natureza que juntos nos motivam a continuar a grande expedição.


As mulheres, sem dúvidas, têm grande importância na manutenção dos terreiros: o território guardião e celeiro da preservação das culturas e arte afro-brasileiras, onde as árvores, as águas, as pedras, a terra, o fogo, a chuva, tudo é divindade. Para nós, povo Ioruba, a humanidade começou em Ilé-Ifẹ̀ –“A Casa do Amor”, portanto, devemos cuidar bem dessa casa que é nosso verdadeiro igbá, a Terra.





🔻 Este conteúdo gerou valor para você?

Apoie o nosso jornalismo livre, independente e de qualidade.

Com sua contribuição, você nos ajuda a fortalecer nossa plataforma que é totalmente comprometida com as nossas comunidades de terreiro.





Commentaires


bottom of page