Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Clima faz lançamento do 1º Festival "Ajeum Carioca" de gastronomia
- WR Express
- 20 de mar.
- 3 min de leitura
Atualizado: 27 de mar.
Bares e restaurantes participam até o dia 30 de março

✅ 20/03/2025 | 11:45
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Clima (SMAC) lançou na última sexta-feira, 14/3, o primeiro Festival Ajeum Carioca de Economia Criativa Sustentável e Ancestral. Ajeum é o termo em língua iorubá para 'comer junto' e o festival tem como objetivo promover a economia criativa e a gastronomia ancestral de matriz africana. O evento é uma iniciativa da Gerência para Povos e Comunidades Tradicionais da SMAC e acontece até o dia 30 em um grupo de bares e restaurantes da Pequena África e da Zona Norte da cidade.
O festival gastronômico acontece durante a segunda edição da Semana das Nações de Matriz Africana Chica Xavier, atriz homenageada deste ano.
A Secretária de Meio Ambiente e Clima, Tainá de Paula, ressalta o intuito do evento, que é fortalecer e fomentar circuitos de economia criativa de matriz africana e a gastronomia ancestral por meio dos princípios da segurança alimentar e nutricional. "Nosso objetivo é também gerar emprego e renda por meio da cultura alimentar dos povos tradicionais de matriz africana e das comunidades remanescentes de quilombo para valorizar as heranças socioambientais e culturais, a partir da criatividade, da inovação e do desenvolvimento sustentável", explica.
O festival busca ainda contribuir com a manutenção da diversidade de alimentos consumidos, além de conscientizar a sociedade sobre as práticas cotidianas originadas na herança dos povos e comunidades tradicionais. Para isso foram convidados bares e restaurantes pertencentes ou situados em comunidades tradicionais de matriz africana e remanescentes de quilombo, que produzissem alimentos pautados na herança socioambiental e cultural dos povos tradicionais, que desenvolvessem produtos de maneira artesanal e/ou familiar e com pratos relacionados à culinária tradicional de matriz africana e quilombola.
Quem visitar os restaurantes do festival poderá dar pontos aos pratos participantes, de acordo com sua aparência, harmonia, combinação dos ingredientes e sabores. A pontuação poderá variar de 8,5 (regular) a 10 (excelente).
Todas as instituições participantes serão contempladas com o "Selo Ajeum Carioca", que deverá ser fixado em local de fácil visualização; a fim de dar o devido reconhecimento e importância à preservação das tradições de origem e influência africana na cidade do Rio.
SERVIÇO:
De 14 a 30 de março
Preço único: R$ 35,00
Estabelecimentos participantes:
* Casa Omolokum
De sexta a domingo, das 13h às 18h
Rua Tia Ciata, 51, Saúde
Prato: Omolokum
* Casa Savana
Aos sábados e domingos, das 12h às 16h
Rua Camerino, 62, Centro
Prato: Amalá com Rabada
* Agô Bar da Encruza
De quarta a sexta, das 18h às 1h
Aos sábados e domingos, das 12h às 1h
Rua Áurea, 30, Santa Teresa
Prato: Baião de Boiadeiro
* Borogun Bar
Às quartas e quintas, das 17h à meia-noite
Às sextas e sábados, das 17h à 1h30
Aos domingos, das 12h às 22h
Rua Barão de Cotegipe, 280A, Vila Isabel
Prato: Mugunzá Borogun
* Dida Bar e Restaurante
Às terças e quartas, das 16h à meia-noite
De quinta a sábado, das 12h à meia-noite
Aos domingos, das 12h às 18h
Rua Barão de Iguatemi, 379, Tijuca
Prato: Feijão de Ogum
* Boemia Carioca Samba Bar
De quarta a domingo, das 17h às 2h
Rua João Pinheiro, 174, Piedade
Prato: Xetruá
* Mojubar
Às terças, quartas, quintas e aos domingos, das 16h à meia-noite
Às sextas e sábados, das 16h às 2h
Rua Pedro de Carvalho, 639, Méier
Prato: Odara
* Restaurante 2 de Fevereiro
De terça a sábado, das 11h30 às 18h
Aos domingos, das 8h às 18h
Rua Sacadura Cabral, 79, Saúde
Prato: Ibejada
Commenti