top of page

Festival Cantando a Gente se Entende encerra as atividades da Semana Nacional de Combate à Intolerância Religiosa

A atividade é alusiva ao 21 de janeiro, dia de Combate à Intolerância Religiosa

Foto: Alexandre Macieira / Riotur

19/01/2024 | 08:05


O evento tem o objetivo de promover o diálogo e fortalecer a tolerância, liberdade e coexistência pacífica entre diferentes religiões no Brasil. Ocorre em um contexto onde a intolerância religiosa continua a ser um desafio, especialmente notável no crescimento de casos contra comunidades religiosas minoritárias.



A atividade é alusiva ao 21 de janeiro – Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa. Instituída em 2007, através da Lei nº 11.635, de 27 de dezembro, a data foi escolhida em homenagem a Mãe Gilda, do Axé Abassá de Ogum, que foi vítima de diversas agressões, verbais e físicas, provocadas pelo preconceito à sua religião.


A Semana Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, vem acontecendo desde o dia 16 de janeiro (seguindo nos dias 17, 18, 19 e 20) no CCJF, no Centro, com diversas mesas com debates, trazendo temas para a promoção da Liberdade Religiosa, Democracia e Direitos Humanos. 


Essa edição ganhou  um caráter mundial com a Conferência Internacional com a Dra. Epsy Campbell Barr, Emigdio Cuesta Pino e Michel Joseph, participação ainda de Mariana Gino, Helena Theodoro, entre outros. Abordados ainda temas como Estado laico, Liberdades e Pluralidades, Segurança Pública e Liberdade Religiosa, Política, Religiões e Democracia.


“A Semana Nacional de Combate à Intolerância Religiosa é uma das ações importantes dos trabalhos desenvolvidos pela CCIR e pelo CEAP. Neste ano, mais uma vez, o caráter internacional vem mostrar a importância da expansão das lutas e dos debates em defesa da liberdade religiosa, da pluralidade, da diversidade e contra a intolerância religiosa”. define o Prof. Dr, Babalawô Ivanir dos Santos.


A Semana Nacional de Combate à Intolerância Religiosa celebra a diversidade e a liberdade religiosa com o grande festival inter-religioso. Neste sábado, dia 21, haverá o Projeto “Cantando a Gente se Entende”. Festival Cultural Inter-religioso, no Parque de Madureira, aberto ao público, no decorrer do dia: show do Pastor Kleber Lucas e Rita Benneditto, com seu Tecnomacumba – 20 anos de Axé, samba do Vou Pro Sereno, apresentações de grupos culturais como Coral Guarani da Aldeia Mata Verde Bonita, dança cigana, entre outros.


Outras informações:  www.ccirbrasil.com.br/semana21


Comments


logo1.jpg
  • Instagram

Notícias e conteúdos do Axé

bottom of page