"Uma vez organizados, a gente está fazendo um mapeamento aqui do nosso território, uma pesquisa para ver quantos somos, e quantos vão querer compôr esta rede"
30/06/2024 | 19:29
Depois de um tempo de maturação e articulação, foi criada uma importante rede, denominada de MAR - Matrizes Africanas Reunidas, e que tem como intuito reunir, organizar e fortalecer as comunidades terreiro do território da Zona Oeste, e, posteriormente de todo o município do Rio de Janeiro.
Em entrevista ao AxéNews, um dos fundadores da Rede Mar, Humbono Rogério de Olissa, fala um pouco sobre a proposta da Rede, que já conta com a participação de mais de 50 lideranças
Confira abaixo a entrevista!
AxéNews: Humbono Rogério, fale um pouco sobre a proposta da REDE MAR - Rede de Matrizes Africanas Reunidas. Como ele surgiu?
Humbono Rogério de Olissa: A Rede Mar nasceu a partir de uma conscientização de nossas lideranças aqui do nosso território de que somos o bairro com o maior número de terreiros no município do Rio de Janeiro. Em virtude disso, e por conta do crescimento exacerbado dos casos de racismo religioso, inclusive no nosso território, a gente resolveu se juntar, inicialmente somos sete fundadores, e já numa primeira reunião avançamos para 50 lideranças, e pretendemos aumentar. Uma vez organizados, a gente está fazendo um mapeamento aqui do nosso território, uma pesquisa para ver quantos somos, e quantos vão querer compôr esta rede para que então, em muitas vozes, possamos ser ouvidos e cobrar políticas públicas não só para o nosso território, mas para todo o município do Rio de Janeiro. Essa é a proposta, de nos fortalecer, pois unidos ficamos mais fortes.
AxéNews: Quais serão os maiores desafios da REDE MAR ?
Humbono Rogério de Olissa: Os maiores desafios da Rede Mar são conscientizar as lideranças de terreiros da importância de se organizar enquanto coletivo, conscientizar as lideranças de existirem debates sobre políticas públicas, muitos ainda confundem política pública com política partidária (definitivamente a Rede Mar não é uma partidária, não vem para trabalhar para esse ou aquele político) -, e principalmente, nos organizar institucionalmente
AxéNews: Quem faz parte dessa rede e como se dará as participações e as atividades dos coletivos?
Humbono Rogério de Olissa: Somos sete fundadores: eu, Dote Rodrigo de Avimaje, Etemi Flavia de Osun, Iyalorixa Roberta De Iemanjá, Mãe Manu da Oxum, Babalawo Kelvin de Ifá, e Babazinho Rodrigo de Oxalá, esses são os fundadores. Numa primeira reunião, onde inclusive falamos do diagnóstico do território, nós, então, já juntamos 50 lideranças que fazem parte atualmente dessa rede. Inicialmente todos os coletivos poderão fazer parte e/ou terreiros da região de Sepetiba (da Brisa até Areia Branca). Inicialmente serão esses para a gente poder concentrar por território. Depois pensaremos em expandir.
AxéNews: Como as pessoas poderão acompanhar os trabalhos do REDE MAR?
Humbono Rogério de Olissa: A Rede Mar estará lançando nos próximos dias uma página nas redes sociais para facilitar nossos contatos e a transparência de nossas ações, e também já temos um grupo nosso no whatsapp onde são discutimos alguns temas, além de reuniões presenciais. Mas, a população em geral, os irmãos de axé e o poder público podem acompanhar os nossos trabalhos através das redes sociais que criaremos em alguns dias.
Kommentare