top of page

Lideranças religiosas se reuniram em evento de conscientização e combate à intolerância religiosa

O encontro aconteceu na sede da Guarda Municipal do Rio de Janeiro

Foto: Robert Gomes | Prefeitura do Rio

19/01/2023 | 17:43


Lideranças de 11 religiões se reuniram entre ontem (18) e hoje (19) em um encontro promovido pela Guarda Municipal do Rio de Janeiro, com o objetivo de discutir a conscientização e o combate à intolerância religiosa para seu efetivo.



Entre as religiões representadas no encontro, estavam Catolicismo, Wicca, Ciganos, Evangélicos, Candomblé, Umbanda, Islamismo e o Judaísmo. Houve um debate com o professor doutor babalaô Ivanir dos Santos e com o coordenador de Diversidade Religiosa da Prefeitura do Rio, prof. Marcio de Jagun, para falar sobre o tratamento dado a esse tema em órgãos governamentais e nas instituições em geral.


O tema intolerância religiosa começou a fazer parte neste ano do programa “GM sem Preconceito”, que visa combater e conscientizar o efetivo da GM-Rio sobre violências que ainda são muito presentes na sociedade brasileira e para estimular ações individuais e coletivas contra atitudes preconceituosas e desumanas. O programa existe desde 2016 e já atuava em três eixos, que são o racismo, a LGBTfobia e a violência contra a mulher.


Esta semana foi escolhida para a realização do primeiro evento relacionado à intolerância religiosa porque 21 de janeiro é o dia de combate a este crime. Participaram das atividades guardas municipais e também comandantes de unidades operacionais e gestores da instituição. No primeiro dia, durante o colóquio, os palestrantes presentes puderam trazer informações sobre cada religião, com seus dogmas, preceitos ou doutrinas ,e os participantes tiveram a oportunidade de tirar dúvidas, fazendo perguntas diretamente a cada representante de cada instituição. Já no segundo dia, os participantes do debate abordaram várias questões relacionadas à intolerância religiosa, como os aspectos legais e o impacto das religiões na sociedade e nos indivíduos. A informação é o primeiro passo para desmistificar e desconstruir preconceitos.


Informações: Prefeitura do Rio de Janeiro


🔻 Este conteúdo gerou valor para você?

Apoie o nosso jornalismo livre, independente e de qualidade.

Com sua contribuição, você nos ajuda a fortalecer nossa plataforma que é totalmente comprometida com as nossas comunidades de terreiro.



Comentários


bottom of page