top of page

Mãe Lelê participa do II Simpósio da Contemporaneidade à Antiguidade na Universidade de Coimbra, em Portugal

  • Foto do escritor: WR Express
    WR Express
  • 20 de mar.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 21 de mar.

O evento ocorrerá entre os dias 24 de março e 16 de abril


✅ 20/03/2025 | 17:52


A sacerdotisa de Umbanda e colunista do AxéNews, Mãe Lelê, está em Coimbra (Portugal) e irá participar do II Simpósio Da Contemporaneidade à Antiguidade – Diálogos sobre Agenciamentos Culturais e Identidades. O evento ocorrerá entre os dias 24 de março e 16 de abril, na Universidade de Coimbra, e vai reunir pesquisadores(as) de vários países e de diversas áreas para discutir agenciamentos culturais e identitários ao longo da história, promovendo um espaço interdisciplinar de reflexão e troca de conhecimento.



A participação de Mãe Lelê, que é sacerdotisa do Casa da Jurema, em Niterói (RJ), ocorrerá no dia 27 de março. Ela vai mediar a Sessão VII - Mitologia e Arte: Representações do Sagrado nas Tradições Grega, Africana e Afro-Diaspóricas. Nesta ocasião, participarão o Dr. Martinho Soares (CECH-UC) refletindo 'O Conceito de anagnorisis: da filosofia de Paul Riocoeur às tragédias de Sófacles; o Dr. Babalorixá Sidnei Barreto Nogueira (ILE ARÁ / USP) refletindo 'Tradição Yorubá: os Orixás e seus itans, e haverá também a participação especial de Pitty de Menezes, intérprete da GRES Imperatriz Leopoldinense. A sessão ocorrerá às 8h (horário de Brasília).


Mãe Lelê compartilhou conosco uma pouco de sua experiência em terras portuguesas. "Estou na cidade do conhecimento, Coimbra, fazendo doutoramento em Estudos Clássicos, no programa de Letras, na Universidade de Coimbra - UC . Ela é a Universidade mais antiga (1290) de Portugal e classificada como Patrimônio da Humanidade. A minha entrada na UC deu-se através da iniciativa do Dr. Brian Kibuuka que ao lado do Coletivo de Pesquisa Ativista em Psicanálise, Educação e Cultura, coordenado por Dr. Jairo Carioca e Dr. Ronald Lopes de Oliveira, conseguiram que brasileiros se inscrevessem no programa de doutoramento em Estudos Clássicos para concorrerem a 10 vagas. A partir disso, negros e negras foram aprovados através desta iniciativa do coletivo", disse ela.



Ela falou também sobre sua participação no Simpósio. "Tenho o privilégio de participar deste II Simpósio - fruto da experiência do I que foi idealizado e organizado pelo Dr. Brian Kibuuka - como um dos membros da comissão executiva, além da honra da mediar uma mesa em que a tradição grega, a partir do conceito de anagnorisis ( reconhecimento) formulado por Aristóteles, cruzará com a tradição Yorubá: os Orixás e seus itans . Para isto teremos os brilhantes e potentes Professores Doutores: Martinho Soares e Babalorixá Sidnei Nogueira", afirmou.


Todo o Simpósio será transmitido simultaneamente em diversos países de língua portuguesa, ao vivo, no YouTube (@cechcoimbra) e Facebook (@contemporaneidadeeantiguidade).


Haverá curso online “Rituais Funerários na Grécia Antiga: Das Práticas Antigas às Suas Representações no Presente” ministrado pela Camila Jourdan, investigadora visitante do CECH, Pós-doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação de História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.


"Para mim, portanto, estar neste lugar, é de extrema importância e responsabilidade para com tudo aquilo que trago, carrego comigo e represento: os meus ancestrais e antepassados, os Orixás, divindades e entidades, o meu país, a minha cidade de Niterói, a Casa da Jurema em que sou sacerdotisa de Umbanda, os meus filhos e filhas de santos", finalizou Mãe Lelê.

Comentários


bottom of page