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Mídias Afro e de Axé se articulam para promover uma grande cobertura do carnaval do Rio de Janeiro

Diretores dos veículos participaram de uma reunião na sede da LIESA


Foto: Divulgação | Feira AFRO-ART
Foto: Agen Afro

✅ 15/01/2025 | 21:40


Nos últimos dias, as mídias afro e de axé se reuniram para articular uma cobertura do Carnaval do Rio de Janeiro de 2025, com o objetivo de garantir que a presença dessas vozes no sambódromo seja cada vez mais expressiva e representativa. Entre os principais veículos envolvidos nesta articulação estão o AxéNews, ICAPRA, Agen Afro e a Página Personalidades do Candomblé – Ibibio.



No início dessa semana, a LIESA (Liga Independente das Escolas de Samba) promoveu em sua sede uma reunião com a imprensa, que contou com a participação de nomes da comunicação afro-brasileira, como o Babalorixá e diretor do ICAPRA, Marcelo Fritz; o promoter de mídia afro e diretor da Agen Afro, Marcelo Yango; o jornalista e diretor do AxéNews, Leandro Ribeiro e o influencer e diretor da Página Personalidades do Candomblé - Ibibio, Alex Nega. O encontro teve como objetivo alinhar questões logísticas e operacionais da mídia no sambódromo.


Os diretores dos veículos também se encontraram com o Babalawô Ivanir dos Santos para debater propostas que possam fortalecer a união entre as mídias afro e de axé na cobertura dos desfiles.


Eles comentaram sobre a importância e o simbolismo da presença das mídias de axé no sambódromo.


“O carnaval é uma festa que nasce do nosso povo e possui o reflexo da nossa diversidade. Os veículos de comunicação que atuam na ponta, na base de nossos terreiros, precisam estar inseridos nesta celebração, pois eles têm um papel fundamental de dar visibilidade à riqueza dessa diversidade cultural e religiosa. Com certeza essa articulação das nossas mídias vai contribuir muito para este processo”, afirmou Leandro Ribeiro.


Marcelo Fritz ressaltou que “O samba nasceu no quintal de Tia Ciata, uma mãe de santo. O samba era marginalizado como o terreiro é hoje. Unir as mídias afros em sintonia com o Babalawô Ivanir é somar e estar forte para esta conquista importante. Teremos um olhar diferenciado das demais mídias”.


Já Marcelo Yango destacou “A união a favor da cultura afro-brasileira é um negócio espetacular, da vozes a Mídia Afro é o que faltava na Marques de Sapucaí. A intercessão do Prof. Ivanir só veio somar as nossas ansiedades, fortalecer a nossa presença e demarcar politicamente este território”.


Alex Nega apontou que “A adesão das mídias afro e de axé na cobertura dos desfiles das escolas de samba é uma iniciativa essencial para fortalecer a representatividade e a valorização das tradições afro-brasileiras. É fundamental que a mídia de terreiro esteja presente nesse grande espetáculo cultural, não apenas para narrar as histórias e enredos das agremiações, mas também para reafirmar a conexão ancestral e espiritual que permeia o samba”.



Este ano, o carnaval carioca trará novidades, com as agremiações da elite do samba divididas em três noites de cortejo: domingo (2 de março), segunda-feira (3 de março) e terça-feira (4 de março). A divisão das noites promete intensificar a expectativa do público e tornar a festa ainda mais emocionante.


A ordem dos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial será a seguinte:


Domingo (2 de março):

Unidos de Padre Miguel

Imperatriz Leopoldinense

Unidos do Viradouro

Estação Primeira de Mangueira


Segunda-feira (3 de março):

Unidos da Tijuca

Beija-Flor de Nilópolis

Acadêmicos do Salgueiro

Unidos de Vila Isabel


Terça-feira (4 de março):

Mocidade Independente de Padre Miguel

Paraíso do Tuiuti

Acadêmicos do Grande Rio

Portela

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