top of page

No mês em que celebra os seus 18 anos, o Instituto Pretos Novos lança oficinas de cultura popular

Serão oferecidos dez meses de “Oficinas de Cultura Popular”

23/05/2023 | 14:12


O Instituto Pretos Novos lançou a campanha para comemorar a maioridade, com diversas oficinas presenciais e shows com ênfase na cultura popular, saraus, samba no museu, circuitos educativos e um clube de associados para garantir a sustentabilidade da instituição.


Trazer a “academia para o povo” é o principal lema do IPN, capitaneado por Merced Guimarães. Logo, através de emendas parlamentares e leis de incentivo, o Instituto Pretos Novos consegue oferecer à população dez meses de “Oficinas de Cultura Popular”, às quarta-feiras, sempre às 17h, com os temas samba, capoeira, jongo, cordel e forró com professores e pesquisadores de destaque no cenário nacional e internacional, seguidos, claro, por shows que dialogam com as oficinas ministradas.

No dia 3 de maio, foram abertos os trabalhos com o samba, e com a palestra “Entre Sambas e Maxixes”, com o Prof. Dr. Claudio Honorato. Em seguida, uma roda de samba do Velhos Malandros.


No dia seguinte, o Prof. Dr. Carlos Eugênio Líbano falou sobre “Capoeira e Escravidão” e na sequência houve a tradicional roda de capoeira. Machado, porque o jongo vai chegar com a palestra da Profª Ana Reis sobre os “Códigos da Senzala” e a roda com a Cia Bantu. Victor Alvim “Lobisomem” trouxeram um pouco da Literatura de Cordel com a dupla Miguel Bezerra e Ednaldo Santos, fazendo aquele duelo de repente.

24/05 - Literatura de Cordel e suas Definições

17h Palestra com Victor Lobisomem

19h Desafio de Repentistas com Migue Bezerra e Ednaldo Santos




🔻 Este conteúdo gerou valor para você?

Apoie o nosso jornalismo livre, independente e de qualidade.

Com sua contribuição, você nos ajuda a fortalecer nossa plataforma que é totalmente comprometida com as nossas comunidades de terreiro.



Comentários


logo1.jpg
  • Instagram

Notícias e conteúdos do Axé

bottom of page