top of page

O candomblé abraça a todos

Por: Babá Sandro Osàlúfòn

Foto: Getty Images

20/08/2023 | 18:38


Quem vive dentro do candomblé sabe que ele é um mundo a parte do que nós vivemos no dia a dia. Dentro da nossa religião pouco importa sua etnia, sua idade terrena, se você é rico ou pobre, feio ou bonito ou sua orientação sexual. O candomblé abraça a todos que lhe procuram e aceita cada um com seus defeitos e qualidades.



O candomblé se baseia nos princípios da harmonia, hierarquia, da família e do respeito. Todos se unem em prol de um bem comum que é o culto as divindades e pela preservação da natureza.


Uma casa de candomblé abriga muitos povos e tribos, pessoas de diferentes lugares e de criações diferentes. A religião une todas essas pessoas e cria um laço em comum: o amor pelo sagrado.


Numa casa de candomblé criamos uma nova família cheia de mães, pais, irmãos, avôs e avós e etc. Nós aprendemos uma língua litúrgica que no começo parece ser muito difícil, mas depois as rezas que nunca ouvimos antes passam a ser familiares. Nós deixamos do lado de fora do barracão toda nossa ignorância e desrespeito para entrarmos com o coração aberto para poder ter novos aprendizados e vivências.


Tudo que vimos aqui no mundo não tem comparação ao que é o candomblé. Uma criança pode ser uma sábia mãe e um senhor pode ser um yawô que aprende com essa pequena grande Iyá. Essa é uma construção familiar diferente do que já estamos acostumados e ela é calcada em muitos anos de aprendizagem, amor e dedicação ao sagrado e nada importa o que temos e conquistamos do lado de fora do barracão.


O candomblé é um mundo mágico, um refúgio para nossas vidas doidas que levamos. Quando estamos dentro da casa de santo parece que o mundo lá fora para de existir só para que nós possamos nos entregar e viver com completude as experiências dentro do Asé


Que o asé sempre se faça presente em nossas vidas. Que ele nos permita evoluir e que ele sempre nos torne uma pessoa melhor. Porque quem tem o asé das divindades correndo nas veias nunca vai estar desamparado e estará sempre em constante evolução e crescimento.


Àwúre à todos




Babá Sandro Osàlúfòn - AxéNews

Babá Sandro Osàlúfòn

Sou Babá Sandro Osàlúfòn. Formação: Comissário Marítimo e estudande de Nutrição e Dietética. Iniciado no Candomblé na nação N'Angola por Dona Dulcinéia de Dandalunda ( in memória ), filha de Cláudio de Osossí ( in memória ) vulgo Cláudio veneno, filho de Dona Joana Tulemburá ( in memória ), filha do Sr. Ciriaco ( in memória ), migrei para a nação Ketu ( Axé Osumarê ) para casa do Sr. Marcos de Oyá ( in memória) filho do Sr. Paulo da Pavuna ( in memória) filho de mãe Theodora ( in memória), hoje eu pertenço a nação Efón, sou filho do Sr. Michel de Osossí em São Paulo, filho da mãe Maria de Sangô, Asé Pantanal em Duque de Caxias no Rio de Janeiro.


Redes Sociais de Babá Sandro Osàlúfòn:


Comments


bottom of page