top of page

O inédito 'Fórum Carioca do Festival Presentes à Yemenjá' será lançado no Rio, nesta segunda-feira

O Fórum reúne as principais e mais tradicionais festas de Yemanjá cariocas

Foto: Rafael Martins | Folha SP

29/06/2023 | 17:24


É certo que o patrimônio afro-brasileiro é protegido por diversas leis municipais, estaduais e federais, mas é preciso também que o povo de axé se organize e reivindique os seus direitos, considerando patrocínio e apoio institucional efetivo, por exemplo.




É nesse sentido que por iniciativa do Festival Afro-carioca e co-iniciativa da Irmandade Religiosa de Cultura Afro-Brasileira do Rio de Janeiro - IRMAFRO e do Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos - IPN Museu Memorial, o Rio de Janeiro terá um espaço inédito de articulação efetiva para garantir a realização das festas de Yemanjá da cidade.


O Festival Presentes à Yemanjá da Cidade do Rio de Janeiro consiste na estruturação de um calendário cultural e turístico unificado entre 29 de dezembro e o segundo domingo de fevereiro do ano subsequente, para a realização das festas tradicionais à Mãe de todas as cabeças e dedicada às águas. A abertura fica por conta do Mercadão de Madureira e o encerramento, por Sepetiba.


O Fórum reúne as principais e mais tradicionais festas de Yemanjá cariocas, como a primeira do estado, do Afoxé Filhos de Gandhi e do Arpoador, que é a maior atualmente.


A nova organização apresentará as suas propostas para o governo municipal, estadual e federal, bem como para a iniciativa privada. O objetivo geral é garantir a sustentabilidade econômica dos eventos culturais e promover o turismo étnico e religioso na cidade do Rio de Janeiro, aproveitando o período de Réveillon e o interstício ao Carnaval que desenham a alta temporada carioca. Além de se estruturar sobre três pilares principais: governança integrada, ancestralidade e o direito ao patrimônio cultural.


Essa estratégia visa gerar emprego e renda para cariocas e fluminenses, a partir do turismo e da economia criativa, fomentando o empreendedorismo social e o intercâmbio entre manifestações culturais genuínas do Rio, como o Réveillon na praia que teve origem nos terreiros e o Carnaval com o samba, que também teve origem no axé, com a baiana Tia Ciata e Hilário Jovino: ogã do terreiro de João de Alabá.


O Fórum Carioca do Festival Presentes à Yemanjá envia um recado evidente a toda a sociedade de que a cultura afro-brasileira é motor de desenvolvimento social e econômico do país e deve ser priorizada para além do papel.


A cerimônia de lançamento do Fórum será no dia 03 de julho de 2023, segunda-feira, às 13h, no Auditório do Conservatório de Música do Colégio Pedro II - Campus Realengo II, localizado à Rua Bernardo de Vasconcelos, n. 941, no supramencionado bairro da zona oeste carioca.


A ocasião contará com a presença do Prof. Leonardo Mattos de Xangô, idealizador da iniciativa junto a Guilherme Oliveira e Thayná Oliveira, do Festival Afro-carioca, além da Deputada Estadual e Presidente da Comissão de Cultura da ALERJ, Verônica Lima, de Tiago Santana e de representantes do Governo Federal.


Povo de terreiro forte, é povo de terreiro unido!





🔻 Este conteúdo gerou valor para você?

Apoie o nosso jornalismo livre, independente e de qualidade.

Com sua contribuição, você nos ajuda a fortalecer nossa plataforma que é totalmente comprometida com as nossas comunidades de terreiro.



Comments


bottom of page