Por: Alex D´Oxalá
10/12/2022 | 00:00
Umbanda tem nas suas formas de trabalho a manifestação de forças espirituais que, trabalham promovendo uma forte interação entre os reinos da natureza, levando aos assistidos uma recomposição de suas energias afim de estabelecermos o equilíbrio necessário para nossa passagem por esse plano. O mundo espiritual e os elementos da natureza realizam poderosos trabalhos de magia, e esses elementos ganham forma e vida nas oferendas, na fumaça, nos banhos, nas cores das vestimentas e nos movimentos dos Médiuns em Transe.
A sinergia causada pelas manifestações dessa falange nos trabalhos espirituais, como se numa dança, envolve a todos, irradiando, limpando, descarregando, abençoando e unindo a todos numa grande corrente de luz e força.
Uma poderosa falange de espíritos que atua sob a irradiação do Orixá Yansã tem papel de grande relevância. Esses espíritos trazem ao terreiro a energia dos elementos AR E FOGO traduzindo através de suas manifestações, um incrível trabalho de restabelecimento energético da corrente e dos assistidos.
Yansã, a poderosa senhora dos ventos e dos raios traz na essência, a feminilidade de uma guerreira forte e destemida atuando nas mudanças repentinas, ativando a energia transformadora do elemento fogo, no encaminhamento de espíritos perturbadores e perdidos e no despertar das virtudes humanas.
Os movimentos circulares de rotação do corpo e dos braços realizados pelos médiuns sob a irradiação desses espíritos reproduz a energia eólica de atuação centrípeta resultante da força circular das extremidades para o centro na incorporação desses médiuns e de atuação centrifuga no momento em que esses espíritos se despedem do centro pra fora dispersando todas as energias negativas e antagônicas.
O brado desses espíritos sob a irradiação do Orixá Yansã canalizadas nos ventos e no fogo traz a leveza do bater das asas de uma borboleta e a fúria do búfalo, animais representativos dessa santa dentro das tradições afro.
O Búfalo representado na sua força e a borboleta no seu poder transformador e de renovação são as marcas da guerreira Yansã
A beleza da manifestação desses espíritos traz para os trabalhos espirituais de Umbanda a certeza de que, no mundo espiritual tudo também é cíclico e se renova como as fases das nossas vidas.
Que Yansã e suas forças mensageiras nos abençoem e nos libertem de tudo que nos prende na acomodação, no sofrimento, nas angústias e nas dores. Que sua luta seja a nossa e que nossas vitórias sejam sempre em honra e gloria desta grande mãe guerreira.
Alex d’Oxalá
Sacerdote da Fraternidade Umbandista Aldeia Caboclo Pena Branca
Coordenador do Movimento Umbanda Rio
Fundador da Escola de Médiuns
Omorişa Oxalufan
Filho de Paulo d’Ogun
Ilê Aşé Oluwa Min Ogum
Descendente do Asè Osumare
Redes Sociais de Alex d´Oxalá:
Comments