top of page

O que a Umbanda quer de Nós ?

Por: Glauco Garcia

Foto: Secult - CE

11/08/2024 | 08:50


*** A beleza da Umbanda está na imensa variedade de doutrinas e trabalhos espirituais, na dúvida quanto a nossa opinião, converse com seus Dirigentes e sigam o que for o entendimento de sua casa espiritual***


Meus irmãos, a Umbanda foi designada por Deus para cumprir uma missão na Terra, ela veio abraçar e receber todos os que até a ela cheguem, tal qual uma Mãe bondosa recebe a seus filhos em seu seio de amor. A Caridade cristã se faz presente quando nos vemos tal como somos, irmãos perante a Oxalá. A umbanda recebe a todos, espíritos encarnados e desencarnados da mesma forma. Possibilitando que se aprenda com aqueles que mais sabem e ensinando aqueles que buscam o conhecimento.



Certamente cada um de nós sabemos exatamente o que queremos quando vamos a um terreiro de Umbanda. Alguns buscam saúde, outros um auxilio nas provações que estão passando, há ainda aqueles que buscam caminhos, outros que buscam amores, mas o que nós não percebemos é que o que todos estamos buscando na verdade é a Paz, Paz esta que vem do equilíbrio físico, mental e espiritual. A Umbanda pode nos dar isso, através de seus guias, a Umbanda como uma grande fraternidade espiritual nos mostra que o mandamento maior de Oxalá “Amai a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo “ está escrito em seus fundamentos.... Quando o caboclo das Sete encruzilhadas anunciou a Umbanda ele disse a seguinte frase: Umbanda, Manifestação do Espirito para a Caridade... e esta frase é uma tradução do maior mandamento cristão, pois prega a fraternidade, a benevolência, o amor e a caridade na sua verdadeira essência.


Vocês já pararam para pensar do porquê de entidades de luz, baixarem em nossos terreiros e se disporem a auxiliar aquele que chega até eles sem realizar qualquer tipo de julgamento? Não importando quem você é, nem da onde veio, não importando nem mesmo os seus pecados do passado, até porque se fosse somente por merecimento poucos estaríamos sequer encarnados. Seja um Caboclo, um Preto-Velho, uma criança ou um Exu, todos eles chegam até nós como representantes da vontade e da bondade divina, eles baixam no terreiro, porque não há felicidade maior que poder auxiliar o próximo e porque não há outro caminho para evolução que não seja a pratica da caridade. Afinal, Fora da Caridade não há salvação e por salvação meus irmãos, entendam o melhoramento, o progresso espiritual, a busca da perfeição.


Cada entidade utiliza de seus artifícios para realizarem a sua missão, tudo baseado na sua experiência previa e em seus conhecimentos adquiridos. Cada entidade tem uma linha de trabalho, algumas trabalham na saúde, outros nos caminhos, outros no aconselhamento, outros no descarrego, porém tal como grandes engrenagens, cada um deles devem desempenhar a sua função para que a Umbanda, e a caridade cristã, possam funcionar de maneira harmoniosa com o objetivo único de auxiliar ao próximo.


Sejam através das correntes, dos banhos de ervas, das orações e dos pedidos de velas a serem acesas, por exemplo, tudo tem um fundamento e uma razão.


As correntes buscam realizar a nossa limpeza energética, trazendo um equilíbrio ao nosso corpo espiritual e material. Porém, as correntes são simples banhos energéticos que somente surtirão efeito se nós seguirmos os conselhos e as palavras que ouvimos das entidades, pois caso contrário, serão inúteis pois voltaremos a ter as mesmas atitudes e por tanto voltaríamos a nos “sujar”. Por isso, ao sair de uma corrente, agradeça a Deus por aquelas entidades que trabalharam na retirada de irmãos ainda ignorantes de seu caminho, que limparam seu corpo espiritual, que harmonizaram seus chacras e que estão possibilitando-te uma nova chance de caminhar com as suas próprias pernas e não mais se sujem, a única coisa que eles querem em troca é que ao menos tentemos sermos melhores.


Os Banhos de Ervas tem duas grandes funções, de acordo com cada tipo de erva: A Primeira é a retirada de energias negativas, são os ditos banhos de descarrego, com ervas de limpeza tais como vence-tudo, vence demanda, arruda, etc. E o segundo é a harmonização ou a cura física, são ervas que buscam fortalecer nosso corpo astral, curando realmente todas enfermidades espirituais que levamos dos nossos desregramentos físicos para o nosso Peri-espirito, tais como Alecrim, Manjericão, etc. E tal como a corrente, são banhos energéticos, que feitos sem a fé, sem o sentimento e a oração são inúteis. Por tanto, levem a sério os banhos de ervas, pois são balsamos que somente fazem o efeito desejado quando feito com o coração aberto e a fé dentro de nós, Deus julga nossa intenção e sentimento muito mais que o ato propriamente dito.


Algumas entidades nos passam também pedidos para que se acendam velas de cores especificas em determinados dias da semana, sejam para as Almas, para Oxala, Para Ogum ou Xangô. Pedem que se coloque um copo com agua ao lado, e pedem o nosso resguardo também. Nada disso seria necessário, se nós criássemos a disciplina de orar, a simples disciplina de realizar a nossa busca com o sagrado, com os Orixás, com nosso amado mestre Jesus e principalmente com Deus. Quando uma entidade pede que se acenda uma vela, ela está efetivamente nos gerando o compromisso de assim, pelo menos naquele dia, buscarmos a sintonia com o alto. Essa ritualística tão importante na Umbanda, é puramente para nós, uma vez que ninguém acha que Ogum precisa de uma vela vermelha para se iluminar, não é mesmo? Na verdade, aquela vela é somente um recordatório para nós mesmos, pois será impossível a nós a cada instante que vermos aquela vela acesa que não elevemos nosso pensamento aos sagrados Orixás e aos pedidos que lhe fizemos. Como nos outros pontos, simplesmente acender uma vela porque a entidade mandou efetivamente não encontrará o seu objetivo a menos que o façamos uma vez mais, com a fé e o sentimento elevados.


Não podemos esquecer as consultas, as palavras, os conselhos, até mesmo as chamadas de atenção de maneiras mais rígidas, tudo isso tem o objetivo de nosso engrandecimento, todas as entidades querem nos instruir, querem que sejamos pessoas melhores, que possamos olhar as situações que passamos não como coitados, ou injustiçados mas efetivamente como os responsáveis únicos de tudo que nos acontece, pois como já todos sabemos o acaso não existe, tudo que nos chega é porque a nós tem que chegar e se estamos encarnados, o estamos para uma única finalidade: Evoluir.


Mas afinal de contas: O que a Umbanda quer de nós? Afinal de contas porque as entidades se preocupam com a nossa saúde, com nossos caminhos, com as nossas dores? o que planejaram as entidades espirituais quando em conjunto com nossos dirigentes materiais ainda no astral se uniram e firmaram compromisso para abrir um terreiro ? O fizeram para que se abrisse aqui, nesta terra, mais um Hospital / Escola... Um Hospital para acolher aqueles espíritos desencarnados sofredores, que buscam se regenerar e dar um passo adiante em sua evolução espiritual e uma escola para que nós encarnados, Médiuns ou não, possamos aprender com as entidades que aqui chegam, possamos sentir a dor do outro, possamos compartilhar desses sentimentos e assim, tal como quer o Cristo, nos ajudemos e nos amemos uns aos outros.


A Umbanda, meus irmãos, como uma religião cristã que é, quer que sejamos seres melhores, que estejamos em harmonia com nós mesmos, com nossa família, com nossos vizinhos, colegas de trabalho, vizinhos e com a Natureza. Se você frequenta um terreiro de umbanda e não se sente uma pessoa melhor, mais tolerante, com menos preconceitos, se você ainda não consegue perdoar a quem te ofendeu, nem se perdoar pelas suas falhas, se você não se compadece com a dor do próximo e não aprendeu ainda que não podemos tacar pedra em ninguém, por tanto, não podemos julgar ninguém, a Umbanda ainda não está dentro de você. A Umbanda (nem as entidades) querem oferendas, velas ou bebidas. A Umbanda quer seres humanos melhores, cada um sabe a alegria e a dor de ser quem é, mas a Umbanda quer que cada um de nós sejamos hoje, melhores que ontem e amanhã, melhores que hoje.


Como diz o Ponto, Oh Deixa a Umbanda melhorar, Oh deixa a Umbanda melhorar meu Deus do Céu, Oh deixa a Umbanda Melhorar! E para Umbanda melhorar, nós umbandistas temos que ser melhores, não há outra forma ou outro caminho! Muita Paz! Muito Axé!



Glauco Garcia - AxéNews

Glauco Garcia

Glauco Garcia - Nascido em familia fundadora do Centro Espirita Caminheiros do Alem (CECA-RJ) , tem a presença mediunica em toda sua familia desde que nasceu. Conheceu a Umbanda e é medium do Centro de Umbanda Caminhos de Aruanda (CUCA-RJ) desde 2014... [+ informações de Glauco Garcia]


Redes Sociais de Glauco Garcia

Comentarios


bottom of page