top of page

O que será dos movimentos POTMA?

Por: Paulo Mendonça de Xangô

Foto: Reprodução

23/08/2024 | 09:48


"Se não protegemos os nossos, o que estamos fazendo pela causa?"


Ao ler a frase acima em uma postagem nas redes sociais, fiquei impactado e reflexivo no destino que teremos em nossos movimentos e principalmente no cuidado e respeito pelos que buscam realizar em prol do coletivo, nas diversas vertentes como: Candomblé, Ifá, Encantaria Cigana, Jurema Sagrada, Kimbanda e a Umbanda (em todas as suas formas ritualísticas).



Tenho observado que cada vez mais temos eventos sociais e de reconhecimento as pessoas, o que até acho legal para socializar e incentivar os fazedores de ações para POTMA - Povos Tradicionais de Matriz Africana, mas não percebo a mesma intensidade no fortalecimento das ações concretas dos movimentos, coletivos, grupos e organizações, quando propõem uma ação virtual ou promovem seminários e encontros para o debate e planejamento de iniciativas de fortalecimento da causa em suas múltiplas frentes.


A tão propagada união, não alcança a prática, quando vemos importantes iniciativas, sendo ignoradas ou rejeitadas por dirigentes, lideranças e fazedores, com o simples objetivo de negar o fortalecimento de tal pessoa ou grupo. Essa falta de apoio se dá na ausência em eventos e até mesmo nas redes sociais, aonde deixam de reagir, comentar ou compartilhar uma publicação.


Outra prática que cada vez mais se torna comum é a apropriação de uma ideia ou ação, fazendo pequenos ajustes, para não dar crédito a criação e iniciativa do outro, pulverizando as ações e enfraquecendo a causa.


Sei que é normal, termos mais simpatia ou mais sintonia com uma determinada pessoa, mas precisamos colocar de fato a causa coletiva, acima de nossas questões pessoais.

Somente unidos de fato, seremos do tamanho que desejarmos.




Paulo Mendonça de Xangô - AxéNews

Paulo Mendonça de Xangô

Publicitário, jornalista, Babalorixá na nação Nagô, sacerdote na Umbanda de Encantaria Cigana do Oriente e Jurema Sagrada, ativista de mídia, social, cultura, comunitário e de matriz africana. [+ informações de Paulo Mendonça de Xangô]



Redes Sociais de Paulo Mendonça de Xangô

Instagram

Comments


bottom of page