Por: Vodúngán Kelly de Oyá
16/07/2023 | 15:36
Oyá é um Orisá feminino, teve seu culto iniciado na cidade de Irá na Nigéria, ela representa a força, a coragem, o poder, a mulher na qual sua coragem e astúcia se faz respeitar, conhecida também como mulher búfalo, animal que representa essa sua força e poder (é comum ter os chifres dele em seu assentamento), também é conhecida como Oyá oriri que significa Oyá a bela.
Seu elemento é o fogo que representa a guerra, a água que representa as emoções e o vento que representa o ar que respiramos e a nossa mente.
Sua cor é o vermelho, marrom, terra cota e o vinho.
Seus Símbolos são o ìrùkèrè que representa a nobreza e afasta os maus espíritos, sua adaga ou facão conhecido também como Ada Oyá que representa o seu lado guerreira onde enfrenta todas as batalhas sem medo e o Abebé Oyá, o leque que representa sua feminilidade e o poder dos ventos.
Seu metal é o cobre.
Oyá também é conhecida como Iansã que representa um título no qual vem da abreviação da palavra Oyá mésàn òrun que significa a mãe dos 9 espaços sagrados entre o céu (òrun) e a terra (àiyé).
Ela representa o empoderamento feminino, aquela mãe que levanta cedo e sai para trabalhar para o sustento de seus filhos e que nunca os abandona, o direito ao voto conquistado pelas mulheres e tantos outros movimentos de luta e destaque onde a mulher consegue direitos conquistados através de sua representação, de sua coragem, de seu brilho e de seu trabalho, é importante destacar que Oyá odeia mentiras inclusive isso é um ewó para seus filhos e filhas.
Suas filhas e filhos tem por arquétipos serem bondosos, leais, fiéis, inteligentes, intensos, emotivos, se doam por completo seja na amizade ou no amor, carismáticos, alegres estão sempre vendo o lado bom da vida, tem alegria em seu olhar e em seu viver, controladores, astutos, atraentes, impulsivos, adoram a liberdade se você os quer por perto deixe-os livres , temperamentais, sensuais, gostam dos prazeres da vida, sinceros, honestos, odeiam mentiras, audaciosos e poderosos ,nunca passam despercebidos seja por seu jeito espalhafatoso, por sua fala ou por sua inconstância.
Oyá foi esposa de Sàngó e junto com ele divide o poder do fogo, juntos eles formam o casal perfeito, seu amor é absoluto, forte e puro eles juntos são invencíveis, Oyá enfrenta seus inimigos com estratégia, coragem, enfrenta homens de igual para igual sem medo, Oyá representa as chuvas, tempestades, chamas e furacões e Sàngó os raios e trovões, em terras yorubá é comum pedir a Oyá para apaziguar a fúria de seu marido Sàngó e com isso conter seus raios e trovões onde são capazes de destruir suas casas e aldeias.
Oyá é o orisá da transformação, existe na Nigéria um rio chamado rio níger que corta toda a Nigéria onde tem 9 afluentes e é conhecido como Odo Oyá, o rio sagrado de Oyá.
Passamos por Oyá ao nascer e ao morrer é associada a morte por sua ligação com a ancestralidade, é responsável pelo ritual fúnebre chamado de ásèsè, ela caminha entre os dois lados, vida e morte.
Sua comida predileta é o Akara conhecido como acarajé que significa akara (bola de fogo) e unjé (o ato de comer), essa comida é feita da massa do feijão fradinho batido e temperado com cebola, sal, pimenta vermelha e frito no azeite de dendê, essa mesma comida serve de sustento para muitas mulheres e suas famílias sendo vendida aqui no Brasil popularmente conhecidas por baianas de acarajés.
Suas filhas e filhos são conhecidos na cidade de Ira na Nigéria como oloyá.
Ela também representa o movimento e o poder da comunicação sendo responsável pela negociação de troca nos mercados.
Ah essa grande divindade devemos nossos respeitos.
Sua saudação: Heepa hey Oyá!
Vodúngán Kelly de Oyá
Sacerdotisa de candomblé , dirigente do Àse Xwé Réwà S'ojú L'osún, fundado em 04/12/1993, localizado no bairro de Bangú, Rio de Janeiro. Escritora com 2 livros publicados: 'Oloyá's Do amor por Oyá à confraria' e 'As Guardiãs Histórias de pombogiras' [+ informações de Vodúngán Kelly de Oyá]
Redes Sociais de Vodúngán Kelly de Oyá:
コメント