top of page

Terceira edição consecutiva da Festa de Yemanjá em solo europeu

Por: Bàbálorixá Eduardo D'Ayrá

02/08/2023 | 15:00


co autor- Nicholas Corrêa do Amaral Faina (Professor e Antropólogo)


A festa de Yemanjá, organizada pela federação Ọmọ Àbèbé - FIPTAB, é a primeira festa a trazer a primeira roda de Candomblé público, em solo europeu. Agora em sua terceira edição consecutiva, a festa de Yemanjá, assim como todos os eventos organizados pela Ọmọ Àbèbé, tem como objetivo aumentar a conscientização e disseminar a cultura de matriz afro-brasileira que é muito difundida no Brasil.




A decisão de celebrar Yemanjá em um evento totalmente cultural e não religioso busca manter viva a ancestralidade e o vínculo com seu berço: Salvador da Bahia. De fato, há mais de 100 anos na capital baiana, a festa de Iemanjá é celebrada no dia 2 de fevereiro, uma das famosas festas populares de Salvador, na qual balaios de flores são doadas ao mar pela antiga colônia de pescadores do Rio Vermelho, um bairro histórico de Salvador.


O Ọmọ Àbèbé mantém essa festa viva, embora em uma escala pequena e contida, adaptando-a tanto ao clima quanto à cultura anfitriã, ou seja, a Suíça. Como resultado, todos os anos, na última semana de agosto, é celebrado em um dia, não apenas o orixá de origem iorubá, Iemanja, mas sim todas as vertentes religiosas de matriz africana: Candomblé, Umbanda, Culto de Ifá, Culto Tradicional dos orixá, entre muitos outros.

Um dia repleto de cultura, oficinas, exposições e, principalmente, muita comida típica relacionada à matriz africana, como o acarajé. E se não bastasse, muita música e ritmos típicos afro-brasileiros: samba, coco, machado, pagode, frevo e maracatu.


Sendo assim, saudamos a nossa grande Mãe do mundo Iemanjá .

Odoiyáaaaaa......




Bàbálorixá Eduardo D'Ayrá - AxéNews

Bàbálorixá Eduardo D'Ayrá

Bàbálorixá Eduardo D'Ayrá foi iniciado na nação de angola tumba jussara, pela Iyálórixá Danda Luamicide no dia 19 de março no Rio de Janeiro em Nova Iguaçu (Cabuçu), hoje pertencente a nação de Ketu. Sendo o filho mais velho de quatro irmãos, é o unico iniciado no Candomblé. Hoje, Bàbá Eduardo com residência fixa na Suíça, na cidade de Zürich (Zurique), em 2019 teve a iniciativa de criar um projeto cultural chamado Ọmọ àbèbé. [+ informações de Bàbálorixá Eduardo D'Ayrá]



Redes Sociais de Bàbálorixá Eduardo D'Ayrá

Comments


logo1.jpg
  • Instagram

Notícias e conteúdos do Axé

bottom of page