O foco será a divulgação da cultura e a relevância do milho para a segurança alimentar
08/01/2024 | 16:30
O aguardado Festival de Àgbàdo , promovido pelo Coletivo Afrikerança em parceria com o Centro Cultural Olomitutu, promete marcar uma nova era de união e celebração na Zona Sul do Rio de Janeiro. Em sintonia com as comemorações do Padroeiro da Cidade, São Sebastião, e a Semana do Combate à Intolerância Religiosa, o evento traz uma proposta inédita de diálogo inter-religioso.
A Ìyálode Ojéwunmi Rosângela D'Yewa, como representante do Candomblé e Vice Presidente do COMPLIR, o proponente buscou apoio da Coordenadoria e Secretaria da Diversidade Religiosa, reconhecendo a importância de destacar São Sebastião como Ọ́ṣọ́ọ̀sì no sincretismo religioso, simbolizando os Povos Originários. O Museu da República, antigo Palácio do Catete, será o cenário deste marco cultural.
O festival contará com uma diversificada programação, incluindo palestras sobre Segurança Alimentar e Racismo Alimentar, a Monocultura como processo da Agroglibalização e a Origem do Milho, abordando os Povos Originários, a Umbanda e o Candomblé. Além disso, haverá apresentações de grupos culturais, uma feira de artesanato e uma significativa procissão para Ọ́ṣọ́ọ̀sì, com oferendas de frutas, como pamonha e cural, que serão posteriormente destinadas à população de rua.
O Museu da República, que recentemente recuperou seu acervo sagrado ancestral, será palco de um dia de confraternização e celebração. O Festival de Agbado é uma oportunidade única de mostrar a resistência e a força das Casas religiosas diante das adversidades impostas pelo Racismo Religioso. Este evento representa não apenas o Coletivo Afrikerança, mas a união de todos que preservam o sagrado em suas Casas. Junte-se a nós neste dia histórico de combate à intolerância religiosa e celebração da diversidade.
O endereço do Museu da República é: Rua do Catete, 153 - Catete, Rio de Janeiro.
Comentários