top of page

Projeto Iya-Agba

Por: Rodrigo Carneiro - Babazinho



03/07/2024 | 20:07


“A minha responsabilidade foi muito grande (de representar Nanã). E depois da apresentação Nanã falou comigo, Oxalá me deu um abraço. Eu lembro disso chorando muito, eu não sou de religião de matriz africana, eu nunca senti nada tão impressionante igual eu senti daquela vez.”

- Vitória Mattos, Live de Cultura E Arte | Iyá-Agbá 2024 - Caminho das Águas.


Vitória é um dos muitos adolescentes que compõem o Beleza Negra Pura Resistência, grupo de dança afro do município de Magé coordenado por “tia” Maria Cecília, a sacerdotisa que também é professora do município. O exemplo acima é uma das muitas histórias de parcerias do Instituto Terreiro Sustentável que marcaram o “I Tributo A Nanã”.



Quem conhece o ITS já bem sabe como funciona, “Candomblé tem começo, meio e fim.” Cada curso, palestra, workshop ou evento é uma oportunidade da sociedade nos ver como realmente somos, um povo plural que guarda culturas riquíssimas nas falas de nossos ancestrais.


Em 2023 começa o tributo, as ações nos levando a diversos locais do estado do Rio de Janeiro. Horas e mais horas de viagens. E leva barraca, e monta painel, e pinta alguidar, e engoma roupa de Nanã, e vira noite na praça organizando exposição. O Instituto não descansou até que a finalização fosse digno de sua patrona: Nanã, senhora dos manguezais, o berçário da vida.


Em sua contraparte das ODS da ONU, Nanã representa a ODS 4: Educação de Qualidade. De onde viria a sabedoria se não dos mais velhos? Assim foram desenvolvidas atividades culturais e educacionais para todas as idades. As crianças participaram de atividades no “Espaço Kekerê” para aprender como fazer o defeso dos caranguejos de emborrachado que estavam escondidos em um pote imenso de mingau de chocolate, simulando a lama de seu habitat. Os adultos já foram direcionados a uma conscientização científica.


Embaixador Dos Manguezais foi o título conferido aos participantes do curso online que abordou a importância dessa flora tão desprezada pela mídia. A beleza do mangue não é igual à da praia ou da cachoeira, sua necessidade é outra. Vimos a poucos meses as enchentes no Sul que são exemplos das consequências do aterramento de áreas alagadas. Não é difícil enxergar a necessidade da mata que protege a costa na maré alta.


Por isso, o Instituto Terreiro Sustentável segue na luta pela conscientização. A sustentabilidade e a proteção ambiental são parte de nossa essência.


Do manguezal para o “Caminho Das Águas” foi um pulo. 2024 ampliou os horizontes do Iyá-Agbá e, assim como cresce o evento, cresce também a responsabilidade. Os mutirões duplicaram de quantidade e já tem acontecido em diversos locais do estado. Contando com Alto da Boa Vista, Magé, Nova Iguaçu e a APA das Brisas, contabilizamos mais de uma tonelada de lixo já retirada de rios, praias, manguezais e florestas.


O que mais nos surpreendeu foi o mutirão que ocorrerá em Maricá. Será realizado no dia 6 de julho com um apoio fortíssimo da prefeitura da cidade, junto a parceiros e organizações que estão se mobilizando para a limpeza da área e para as intervenções culturais que ocorrerão ao longo do dia. A partir dessa ação, visou a necessidade de Núcleo do ITS em Maricá. O que era para ser somente um mutirão se transformou em um pré Tributo a Nanã Burukê, finalizando assim o circuito de mutirões e deixando um gostinho de quero mais em preparação para o evento de culminância, onde também teremos um circuito de exposições, rodas de conversa temáticas, feira livre e apresentações culturais variadas.


No curso de formação online representando o curso das águas, que ocorrerá na primeira quinzena de julho, será apresentado um aspecto diferente a cada aula, tais como a nascente, o rio, a lagoa, entre outros.


Não estivessem as expectativas tão altas, a gana de entregar um evento desse porte aumentou com o novo “Projeto de Lei Iyá-Agbá”. Desenvolvido pela vereadora Tainá de Paula, a PL 3290/2024 propõe que o festival anual se torne parte das datas comemorativas oficiais da cidade do Rio de Janeiro.


Todas as informações sobre datas e cronogramas dos mutirões, eventos e cursos estão no @terreirosustentavel. Para contribuir com essa série de eventos é só enviar uma mensagem perguntando quais os requisitos para se tornar apoiador e parceiro. As instruções são simples e fáceis, a equipe do Instituto Terreiro Sustentável está disposta a solucionar as dúvidas para garantir o sucesso de seu segundo ano de evento.




Rodrigo Carneiro - Babazinho - AxéNews

Rodrigo Carneiro - Babazinho

Rodrigo Carneiro - Babazinho (Iwin L'orun Egbe Tayó).

​Professor de biologia (Seeduc), Pedagogo, Mestre em ensino de ciências, ambiente e sociedade ( Uerj-Ffp) , especialista em educação étnico -racial ( Ufrrj), Sacerdote do Terreiro de Obatalá -Ile Omi Orun, fundador do Instituto Terreiro Sustentável.Atuo com educação ambiental popular de terreiro, cultura, sustentabilidade e saúde.  


Rede Social de Rodrigo Carneiro - Babazinho:


Telefone: 21 96722-2241

Comentarios


logo1.jpg

Notícias e conteúdos do Axé

bottom of page