top of page

Diretor e colunistas do AxéNews recebem o título Doutor Honoris Causa, em Portugal

O evento foi realizado na Câmara Municipal de Cascais

09/03/2024 | 09:25


A Câmara Municipal de Cascais, vila portuguesa da área Metropolitana de Lisboa, foi palco da cerimónia de outorga das insígnias de Doutor Honoris Causa para diversas lideranças religiosas e culturais, além de advogados, jornalistas e empresários de diversos países.




O ato foi realizado nesta sexta-feira, dia 8 de março, e foi organizado pela Yalorixá Branca de Yemanjá, presidente da Associaçâo Religiosa Ilé Ifê Yemonja Asé Aganjú, juntamente com sua equipe e pai de santo, o Babalorisa Eduardo Martinez (Babá Kaduh). Os indicados para o título foram outorgados pela Ordem dos Capelões do Brasil, instituição que atua em 120 países, com destaque para o trabalho de acolhimento religioso e ajuda ao próximo, e pela Faculdade Febraica, na pessoa da Dra Elisabete Ferraz, presidente da Faculdade e Capitã dos capelães da OCB.


Esta foi a primeira vez que um evento deste porte ocorreu em Portugal. A Yalorixá Branca de Yemanjá, que também é colunista do AxéNews, falou sobre a sua felicidade de ter sido pioneira nesta área em seu país, e sobre a representativdade que isso traz para o povo de axé, sobretudo na Europa.


"O meu coração está cheio de alegria hoje neste dia de Oxalá (dia 8 de março caiu numa sexta-feira). Este evento tem o objetivo de enaltecer os trabalhos de todas as pessoas que estão aqui. Esta é a primeira vez que se faz um evento desse em Portugal, então eu não podia estar mais alegre, mais feliz, mais honrada, mais lisonjeada de ser a primeira pessoa a fazer isto em Portugal. Este é o primeiro que vai marcar os futuros", disse a Yalorixá Branca de Yemanjá.


O pai da Yalorixá Branca afirmou que o título Dr. Honoris Causa é de merecimento a todos os indicados para o evento.


"Essa homenagem é um marco histórico para o nosso povo de matriz africana, Umbanda, Candomblé, Jurema, Santería... e todos aqui merecem este título", afirmou o Babalorisa Eduardo Martinez.



Trabalhos da plataforma AxéNews é reconhecida


Além do jornalista e diretor da plataforma AxéNews, as colunistas: Yalorixá Branca de Yemanjá (organizadora do evento), e Mãe Lelê, sacerdotisa de Umbanda da Casa da Jurema (Niterói - Rio de Janeiro) também foram outorgadas com o título Doutor Honoris Causa.


"Estou muito feliz e emocionado com a notícia que fui escolhido para receber o título de Doutora Honoris Causa. Preciso compartilhar este título com todos os meus irmãos e irmãs colunistas do AxéNews, é impossível falar da plataforma sem falar deles, pois construimos juntos o caminho do AxéNews. Em primeiro lugar agradeço aos Orixás por permitirem tamanha satisfação de vir participar dessa belíssima homenagem de reconhecimento de um trabalho que é feito com simplicidade, mas com muita entrega, amor e profissionalismo. E, em seguida, agradeço a todos os colunistas, colaboradores, amigos e amigas da plataforma. Esse título é nosso", declarou Leandro Ribeiro, diretor do AxéNews.


"Para mim é uma honra estar aqui junto com outros pais e mães de santo, pessas que cuidam das pessoas e promovem curas, que dão alento, que trabalham na perspectiva do crescimento de todos os filhos tanto de candomblé quanto de umbanda ou de outras religiões. Então, é muito importante que nós sejamos reconhecidos e é de um simbolismo muito grande estarmos aqui em Portugal recebendo o título Doutor Honoris Causa", disse Mãe Lelê.


O AxéNews está produzindo um documentário sobre este grande evento que marca o povo de axé na Europa, sobretudo em Portugal. Em breve, este trabalho audivisual será lançado na plataforma.









Komentarze


bottom of page