Por: Lucas Franco
20/01/2024 | 07:41
Saravá a matas de Oxosse!
Salve o grande Odé!
Saravá São Sebastião!
Os caboclos e todo povo de fé!
Pedimos licença a força das florestas para escrever sem nenhuma pretensão que não seja partilhar, em breves linhas, um pouco sobre Oxosse e sua essência insondável a mente humana encarnada, compartilhando um pouquinho da nossa humilde visão.
Na energia do dia 20 de janeiro, os terreiros de Umbanda se preparam para o dia de Pai Oxosse, o grande caçador de Umbanda.
Velas, folhas, frutas, flores e fitas preparam o solo das casas de fé para louvar aquele que é o padroeiro da Linha de Caboclos.
Concentração, rezas, pontos cantados, e logo, logo, escutamos os estalar de dedos, os brados e assobios.
Olhando com os olhos da matéria vemos a pisada firme, o pé de dança e o olhar assertivo dos cavalos incorporados com Seo Arranca Toco, Dona Jurema, Pena Branca, Jupira, Rompe Mato, 7 Flechas, Seo Tupi, Cobra Coral e tantos outros caboclos.
Se olharmos com os olhos do espírito, veremos a aldeia em festa. Nossos ancestrais em comunhão conosco, trabalhando pela Caridade na Sagrada Lei de Pemba.
Dia 20 de janeiro é o dia do Santo Flechado, o Glorioso São Sebastião, que diferente do que muitos pensam, sobreviveu as flechas do preconceito, do ódio e da maldade humana que lhe feriram o corpo, mas não abalaram a fé.
O soldado romando que foi perseguido devido a sua vida Cristã, pelo imperador Diocleciano, não morreu cravado de flechas. Sobreviveu, e continuou afirmando suas convicções inabaláveis em Jesus, sendo assim, em uma segunda tentativa, martirizado.
Pai Oxosse está ligado a fartura da mesa, do corpo e da mente.
Que nesta data possamos alimentar nossas raízes em solo fértil, nutrindo nossas cabeças através do verbo que se faz luz, trazendo o bom conhecimento, a boa palavra e boa índole.
Que possamos aprender com o caçador de uma flecha só, que em muitas ocasiões é necessário calar. Traçar as estratégias em silêncio. preprar o arco e a flecha com frieza para que sejamos certeiros em nossos atos.
Que o seu instinto de guerreiro nos proteja do mal, nos ajudando a conquistar o que for justo, sempre com garra e determinação, sem pisar em ninguém. Vencendo nossas batalhas diárias com honra e altivez.
Saravá Oxosse e sua Banda de Luz!
Okê Arô! Okê Bambi!
Lucas Franco
Lucas Franco é funcionário público. Nasceu na Umbanda, fazendo parte da quarta geração de umbandistas de sua família. É palestrante e dirigente da Fraternidade São Miguel Arcanjo, casa situada no Rio de Janeiro.
Redes Sociais de Lucas Franco
Comments