Santa Sara Kali - a protetora dos ciganos
- WR Express
- 24 de mai. de 2023
- 2 min de leitura
Por: Fernanda Thurler

24/05/2023 | 09:22
Considerada a padroeira das mulheres grávidas e dos desesperados, Santa Sara conviveu com Jesus e foi servente de uma das "Marias" que acompanhavam Cristo em suas andanças para as pregações.
Segundo relatos, quando se iniciou a perseguição aos cristãos, Sara foi levar a mensagem do cristo, mas foi capturada junto com Maria Salomé, Maria Jacobina, Maria Madalena e outros seguidores de cristo e colocados em um barco. Os homens que as prenderam, disseram que haviam fugido da região da Galileia, mas, na verdade, elas foram aprisionadas, açoitadas e colocadas em um barco à deriva e sem remo para que morressem de sede e fome.
Sara era conhecedora das palavras de Cristo e as seguia, foi então que se uniu as Marias em oração e fez a promessa de usar um lenço em homenagem ao cristo, caso fossem salvos.
Milagrosamente, eles conseguiram chegar a uma terra chamada Petit Rhône que hoje é conhecida como Saint Marie De La Mer, na França, cujo significado é "Santas Marias do Mar".
Chegando lá, cada um seguiu seu destino, mas Sara, continuou a sua jornada acolhendo viajantes e ciganos em uma pequena gruta.
Sara Kali, que significa Sara a Negra, se identificou com a forma livre e muito amorosa do povo cigano e viveu e função de ajudá-los sendo assim, acolhida por eles.
Sara Kali jamais tirou o seu véu e seguiu uma vida de penitências e de fé, ensinando o que Cristo havia lhe ensinado.
Tais relatos nunca foram escritos, pois os ciganos não escrevem suas histórias, apenas passam-nas de geração a geração.
Sara foi canonizada no ano de 1712 d.C, a data festiva em sua comemoração é 24 de Maio.
Opchá!!!

Fernanda Thurler
Professora de ciências e biologia nos ensinos fundamental e médio há 20 anos.
Atuo no ramo da cartomancia, desde os 15 anos e Tenho formação em terapias alternativas pela Universidade Despertalista. Estou na dirigência da recém criada Tsara Cigana Rosa do Oriente, localizada em Nova Iguaçu.
Redes Sociais de Fernanda Thurler
Σχόλια