top of page

Dedicado a ações de combate à intolerância religiosa, 'Abril Verde' terá início com Sessão Solene

A cerimônia ocorrerá no Palácio Tiradentes, no Centro do Rio

31/03/2023 | 11:11


Diversas lideranças religiosas já confirmaram presença na cerimônia. Este Abril Verde é o segundo desde a sanção da Lei 9301/21, de autoria da deputada estadual Renata Souza (PSOL-RJ).


A lei que criou o calendário oficial anual dedicado ao enfrentamento ao racismo religioso prevê a iluminação de prédios públicos com a luz verde e a realização de atividades e campanhas nas escolas e comunidades de conscientização para o respeito à diversidade religiosa e de prevenção da discriminação e da violência contra terreiros e contra o povo de axé.




O Projeto de Lei que deu origem ao Abril Verde foi pensado e elaborado a partir de uma audiência pública realizada, em 2019, dentro do Ilê Axé Omiojuarô.


Neste ano, a Mandata Renata Souza, em parceria com diversas lideranças religiosas, casas de axé, movimentos sociais e organizações do movimento negro, tem se articulado no sentido de garantir uma série de atividades ao longo do mês de abril. Além disso, no último 28/3, Renata esteve com o gerente da Light Raimundo Santa Rosa para dialogar sobre o acesso à tarifa social dos terreiros de religiões de matrizes africanas. A medida é necessária para viabilizar a manutenção dos terreiros.


"Precisamos agir de todas as formas para garantir a resistência e o enfrentamento ao racismo religioso e a todas as formas de discriminação e violência produzidas a partir dele. Manter os terreiros de pé é fortalecer os espaços de memória, de cultura e de resistência do povo negro. É importante assegurar aos povos de axé garantias que permitam a continuidade da sua história e do exercício da sua fé", afirma Renata Souza, mulher preta, cria da favela e cadomblecista.





🔻 Este conteúdo gerou valor para você?

Apoie o nosso jornalismo livre, independente e de qualidade.

Com sua contribuição, você nos ajuda a fortalecer nossa plataforma que é totalmente comprometida com as nossas comunidades de terreiro.




Comments


logo1.jpg
  • Instagram

Notícias e conteúdos do Axé

bottom of page