top of page

Silêncio, o Rei está na terra!

Por: Vodúngán Kelly de Oyá

16/08/2023 | 15:36


Conhecido como Obalúwàiyé, sànpònná, azansú e omolu, chegou o mês de agosto, e junto com ele o culto aqui no Brasil do senhor da terra. Costumamos cultua-lo nas casas de candomblé as segundas-feiras do mês de agosto, onde se faz rezas, ritos e festejos em sua homenagem, e onde se é ofertado uma mesa com suas comidas de preferência como pipocas conhecidas como guguru e outras oferendas como feijão preto, feijão fradinho torrado, ekuru com dendê e inhame cozido esfarelado com dendê destinadas ao senhor da cura.



A festa conhecida em sua reverência chama-se olubajé, onde se é ofertado grãos da terra em sua homenagem, as comidas dos orisás são colocadas a mesa em reverência ao Obalúwàiyé por virem da terra, e é servido para as pessoas em uma folha de mamona como um ritual de limpeza do corpo contra as doenças. Rei da humildade, da simplicidade e dos mistérios, a ele pedimos a cura das doenças e por nossa saúde física e mental, seus devotos podem também pedir por prosperidade, sabedoria e o que mais desejarem.

É um orisá pupá, representa as camadas quentes da terra. Na África, costuma ser cultuado no mês de janeiro por ser mais seco e quente.

É comum associá-lo às doenças, mas ele é o guerreiro da cura das doenças, é aquela febre que vem para avisar que algo não está bem em nosso corpo e assim devidamente à combate, é o orisá da cura das enfermidades, da vida e não da morte, assim trazendo a cura das doenças para o ser humano, principalmente as doenças de pele, infecções e doenças que vem do ar e a cura das epidemias. É também cultuado para que não falte os alimentos em nossas casas.


É um orisá com ligação com onilé que é a divindade da terra.

Seus fios são nas cores preto e vermelho ou vinho rajado de preto e branco.

Seu símbolo é o Sasará que é preparado com magias dentro para varrer as doenças.

Sua saudação Atotô! Que significa silêncio o rei está entre nós ou Kábíyèsí Obalúwàiyé o ! Salve a majestade.





Átila Nunes - AxéNews

Vodúngán Kelly de Oyá

Sacerdotisa de candomblé , dirigente do Àse Xwé Réwà S'ojú L'osún, fundado em 04/12/1993, localizado no bairro de Bangú, Rio de Janeiro. Escritora com 2 livros publicados: 'Oloyá's Do amor por Oyá à confraria' e 'As Guardiãs Histórias de pombogiras' [+ informações de Vodúngán Kelly de Oyá]


Redes Sociais de Vodúngán Kelly de Oyá:

Comentarios


bottom of page