Solenidade celebra Ogum e reconhece lideranças religiosas do axé com moções de louvor, aplausos e congratulações
- WR Express
- 7 de abr.
- 2 min de leitura
A cerimônia também marcará a entrega de Moções de Louvor, Aplausos e Congratulações

✅ 07/04/2025 | 19:56
Nesta terça-feira, 8 de abril, a partir das 18h, o plenário da Câmara Municipal do Rio de Janeiro será palco de uma solenidade especial em homenagem a Ogum — Orixá da luta, da coragem e da justiça. Proposta pelo vereador Átila Nunes, a cerimônia também marcará a entrega de Moções de Louvor, Aplausos e Congratulações a importantes lideranças religiosas de matriz africana.
Mais do que uma celebração, o evento representa o reconhecimento ao trabalho de chefes e dirigentes de terreiros que, diariamente, acolhem, orientam e promovem transformação social por meio da fé, da ancestralidade e do axé.
Compõem a mesa da solenidade nomes que atuam pela liberdade religiosa na cidade do Rio: o deputado estadual Átila Nunes, autor da lei que criou a DECRADI (Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância); Erinaldo Peixoto, coordenador da Diversidade Religiosa da Prefeitura do Rio; e Janaína Napoleão, advogada da mesma coordenadoria.
A programação da noite inclui momentos de profunda simbologia e emoção. A abertura contará com a música “Ogum”, na voz dos Ogãs Tião Casemiro e José Carlos de Oxossi. Após as falas das autoridades, será realizada a entrega das moções de reconhecimento aos homenageados da noite.
“A força de Ogum nos inspira a continuar essa luta por respeito e liberdade. Esta homenagem é um reconhecimento àqueles que, com coragem e sabedoria, mantêm viva a ancestralidade e acolhem com fé quem mais precisa”, destaca o vereador Átila Nunes.
Aberta ao público, a solenidade promete ser uma noite de espiritualidade, cultura, emoção e afirmação do direito à liberdade religiosa como valor essencial em nossa sociedade.
Comments