Por: Iyá Jacque de Osun
17/03/2024 | 18:51
Entre estes fóruns de mulheres que participei e participo importantes, mesas redondas , trabalhando o emponderamento feminino, pude perceber a falta de realidade do que se sabem sobre sororidade. A empatia em geral, podemos dizer que somos sororiveis? Somos Soraraveis ?
A falta de conhecimento e o egocentrismo faz as pessoas se confundirem, e não praticar realmente esse acolhimento entre nós mulheres! Pude viajar nesse mundo de discursos e verdadeiras histórias, e sempre as mesmas coisas ditas nos bastidores.
Na consciência humana, sabemos que não são de verdades aquelas palavras discursadas, em algumas situações, vividas ali.
E se alguma mulher precisar de sua ajuda, você ajudaria? Questionei várias vezes.
Precisamos nos questionar sim, e mudar todo nosso pensamento, será que estamos mesmo acolhendo ?
Vendo todos discursos acalorados, eu questionei todas as vezes se realmente aqueles lindos e belos comentários eram de verdade. Será que todos tem noção do que é sororidade? Percebi que não. No final todos levavam as diferenças, lançadas na rivalidade de nós mulheres.
Os nossos próprios comentários se divergem do propósitos das que sabem o que é definitivamente acolher, independente de cor, religião, posição social, língua, país.
Precisamos aprender o verdadeiro significado do que as palavras tem, ao usá-las de formas irresponsáveis, e sem pesquisa-las de forma profunda.
Somos totalmente responsáveis pelo o que dizemos, e se vamos falar, tenhamos domínio do significado da palavra.
Deixo aqui a explicação verdadeira do que é SORORIDADE:
É um conceito que se refere à empatia, solidariedade e acolhimento entre mulheres. Ela reorienta a percepção e atitude de uma mulher perante outra por meio da simpatia, acolhida e colaboração que abarcam desde situações simples do dia a dia até projetos sistemáticos de apoio mútuo entre mulheres.
Sabe o que ouvi? Nos itãs, já se mostra as rivalidades entre as mulheres, as brigas de amores, guerra e reinos!
Absurdamente a mente ficou lá junto com os antepassados? Em que século vivemos? Não iremos evoluir? É isso mesmo o que escuto? Evolução em todas as formas, precisamos estancar a violência contra as mulheres. E só conseguiremos se mudarmos nossas posturas e modo de conviver com tão abomináveis ideias retrogradas.
Principalmente no meio de nós mulheres de axé, qual a sua acolhida?
Nos meus textos, deixo sempre uma reflexão! Faça você a sua!
Iyalorisa Jacque de Osun
Ìyánífá Ifagbami osunbiwde, Pisocoterapia holística, Especialista em propriedade intelectual, Ativista e iniciadora do Dia do Omolokô. Ativista da igualdade e defensora de nossas raizes. [+ informações de Iyá Jacque de Osun]
Redes Sociais de Iyá Jacque de Osun
Kommentare