Por: Yalorixá Taísa Vieira
20/08/2023 | 19:23
Falar desse tema para o povo de axé, é no mínimo um imenso prazer, pois o povo tradicional de matriz africana normalmente é extremamente sustentável. A religião nos ensina a ser assim. Quem de nós de religião do culto ao Orixá já não utilizou os "5Rs"; reduziu, reusou, reciclou, reutilizou, reintegrou ou reparou dentro de suas casas de axé? Já parou para pensar que fazemos isso o tempo?
Sustentabilidade do latim, sustentare significa sustentar, cuidar. O conceito que conhecemos hoje surgiu na Suécia no ano de 1972, em uma conferência das Nações Unidas para o meio ambiente e o humano. Esse formato surgiu com soluções ecológicas para diminuir o impacto do homem na terra garantindo a perpetuidade da vida no planeta e a proteção dos recursos naturais.
Para nós povo de terreiro a conscientização de um planeta sustentável é a prevenção, promoção e a certeza da perpetuação do culto ao orixá dentro da nossa religião, sabemos que nossos amados Orixás, são forças vibratórias da natureza!
Cada força que temos na natureza representa um orixá essas forças em equilíbrio produzem uma enorme energia que impulsiona o fluxo da vida humana. Ter a consciência que ao poluírmos e degradarmos a natureza estamos extinguindo o culto aos nossos orixás.
Venho através deste Despertar a consciência do coletivo e de como suas casas de axé podem ajudar na perpetuação do nosso culto e consequentemente na manutenção e resistência da natureza.
É Sabido dentro do conceito de sustentabilidade que exite um tripé, que auxília no fluxo da execução de um ambiente limpo e sustentável. A primeira base desse tripé é a sustentabilidade ambiental, ela que relaciona o desenvolvimento sustentável por meio da Preservação e recuperação do meio ambiente e é através dela que podemos utilizar em nossos terreiros técnicas que podem reduzir e até mesmo reverter o cenário de degradação da natureza ao redor que é importantíssimo para a manutenção da religião de matriz africana.
O segundo tripé é a Sustentabilidade Social e é nessa vertente que observamos o respeito e as condições de igualdade para toda a população e principalmente a população de dentro do terreiro e é a partir desse entrosamento que auxiliamos para educação ecológica e despertamos uma consciência sustentável para população, como por exemplo a utilização da reciclagem, direcionamento da coleta seletiva de resíduos devidamente descartados e a redução do uso de energia elétrica.
E o terceiro tripé é a sustentabilidade Empresarial, essa traz um engajamento que através da sustentabilidade podemos despertar o consciente coletivo de preservação da natureza além da possibilidade lucrativa provinda atraves da reciclagem com a captação de recursos e montagem de oficinas artesanais de transfomar lixo em utilidade no próprio terreiro e na comunidade ao entorno.
Com isso, a divulgação em mídias sociais que mobiliza os povos de tradição de matriz africana como Umbanda, omolokô, candomblé, batuque, Jurema etc..
Contudo gostaria de fazer um chamado um movimento de como podemos fazer com que nossas casas de axé sejam sustentáveis!?
E para isso possamos produzir recursos para auxiliar na manutenção do nosso terreiros e principalmente cuidar da natureza que é de onde vêm a força da religião de matriz africana.
Gostou do texto!?
Junte-se comigo.
Meu Sarava fraterno
Yalorixá Taísa Vieira
Sou Taísa, nasci no dia 16 de março, na Maternidade do Morrinho localizada em um bairro da Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro. Sou uma legítima pisciana com ascendente em libra: uma sonhadora que pensa alto e voa com seus sonhos.... Mas que luta para transformar os sonhos em realidade. Fui nascida e criada dentro de um terreiro, que hoje entendo como Makumba Carioca. [+ informações da Yalorixá Taísa Vieira]
Redes Sociais da Yalorixá Taísa Vieira
Comments