top of page

Um caminho seguro

Por: Pai Ortiz Belo



11/01/2024 | 15:39


Como é amplo os caminhos espirituais para o ser humano, existe entre religiões e seitas em média 17.400 grupos diferentes. Para a maioria de nós, fica muito difícil compreender que exista tantas maneiras de interpretar e seguir um caminho espiritual. Tendo em vista que um único caminho, já possui variantes diversas, onde em cada casa reina as interpretações dentro de tradições antigas. Na era da inteligência artificial muitas coisas passam a mudar, lutamos o tempo todo para manter as tradições, porém, o jovem vem como uma nova mentalidade, e será um grande desafio manter tudo o que já foi conquistado e construído ao longo de centenas de anos. Lógico que a espiritualidade sabe de todas as coisas, estamos entre estas muitas outras denominações religiosas, existimos, persistimos e resistimos a várias mudanças que já ocorreram.



Uma tradição de Culto a Natureza, tende a ser muito forte diante da tecnologia que está sendo implantada, por mais que se avance neste sentido, a folha, a água de nascimento, o otá, entre outros, jamais serão substituídos por tecnologias. Lógico, vai ter a inteligência artificial agindo no lugar dos guias, assim como já existe a substituição do zelador pelo pai Google. Existe uma corrente de umbanda, que busca as facilidades na internet, adotando a formação por cursinhos de final de semana e online, assim como estes estão vindo com uma variante de “inovações” que descaracterizam as práticas ancestrais. Este cenário existe, mas vejo que a resistência dos que aplicam seus ensinamentos nos terreiros e camarinhas permanecerá. Só quem foi consagrado dentro de um terreiro, com pemba e amací, por um caboclo e um preto velho, este jamais seguirá os caminhos que são equivocados. Eu citei alguns pontos de ordem, existem outras tantas coisas a serem ajustadas, mas creio que, existe um caminho seguro, ao qual está fundamentado. São milhares de terreiros existentes e a cada dia abre mais uma porta, mostrando o quanto estamos crescendo e vendo que a mediunidade está em nosso DNA.


A umbanda segue em passos largos crescendo, as arestas serão aparadas ao longo dos tempos, as forças espirituais estarão dando caminhos aos que estão nas tarefas de sustentação e edificação do que é verdadeiro. São muitas verdades, dentre estas, saem caminhos que são elevados e indicará aos médiuns de bom senso, um percurso de valores espirituais. E entrando no ano de 2025, embora esteja ocorrendo no mundo guerras, vejo na Umbanda a salvaguarda de mentes e corações, que buscam fazer a caridade, para aqueles que buscam a paz.


Que possamos ter a paz de Oxalá em nossos corações, o equilíbrio de Xangô, a ordenação de Ogum, a fartura de Oxossí, a verdade de Obaluaê, a vida de Iemanjá, a empatia do amor de Oxum, a sabedoria de Nanã, a alegria da Ibejada e o vigor e caminhos dados por Exu! Digo que, podemos entender facilmente esta grande religião, é só seguir estes princípios acima, logo se tornando uma pessoa melhor, os caminhos se abrem na Luz e na Paz. Que todos tenham um ano novo cheio de grandes realizações, com tudo que o Criador proporcionar de melhor através dos nossos orixás, guias, mentores e protetores!



Babalorixá Fabio ti Odé - AxéNews

Pai Ortiz Belo

Escritor umbandista e espiritualista. Dirigente espiritual do Templo Portais de Umbanda desde 1997. Nasceu em berço religioso de Umbanda, consagrado pai pequeno aos 19 anos e dirigente aos 26. Filho de pai Xangô e mãe Oxum, sempre procurou fazer pela religião desde jovem, participando de momentos valiosos para a Umbanda. [+ informações do Pai Ortiz Belo]


Redes Sociais do Pai Ortiz Belo

Instagram | Facebook



Artigo de Opinião: texto em que o(a) autor(a) apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretações de fatos, dados e vivências. ** Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do AxéNews.


Comments


bottom of page