Por: Iyalorixá Branca Pereira
19/06/2024 | 17:48
No início deste ano fiz o meu curso de Capelã Internacional pela OCB do Rio de Janeiro. Esta formação de Capelania me moveu para escrever este texto, e levar até às pessoas que irão ler, que o amor ao próximo é a base para um mundo melhor.
Como ser humano que sou, irei tentar mudar para melhor a cada dia. Como Iyalorixá, irei passar aos meus filhos de santo e seguidores todo este sentimento puro que devemos construir e aumentar todos os dias.
VAMOS AMAR O PRÓXIMO E TRANSFORMAR A VIDA DAS PESSOAS!
SEJA UM AGENTE DE TRANSFORMAÇÃO DE VIDAS!
Amar o próximo é uma atitude que beneficia o outro, mas também a nós mesmos. O que muitas pessoas não percebem é que a manifestação desse sentimento pode ser feita de diversas formas.
Muitos acreditam que demonstrar amor está relacionado a abraços ou a outros atos mais concretos, como demonstrar isso verbalmente.
Na verdade, amar o próximo também está presente em atitudes simples do nosso dia a dia, como ter empatia, respeito e ser solidário. Além disso, esse sentimento não se deve limitar às pessoas que estão ao nosso redor ou àqueles que fazem parte do nosso círculo familiar ou de amigos: o mundo precisa de mais amor como combustível para mudar vidas!
Amar o próximo é também uma maneira de respeitar sua existência. Quando colocamos esse sentimento em prática e o distribuímos para as pessoas, é como se disséssemos a elas o quanto são importantes.
Engana-se quem pensa que o amor deve ser demonstrado apenas para aqueles que têm participação direta no nosso dia a dia. Esse sentimento é a base para melhorar e mudar a vida de muitas pessoas.
Sem conseguir amar o próximo não é possível, por exemplo, ter empatia. A ausência desse tipo de emoção não permite nos colocarmos no lugar do outro e entender a situação pela qual ele está a passar. Consequentemente, não nos importamos e nem buscamos meios de ajudá-lo. Ou seja, posso dizer que amar o próximo é o princípio para boas atitudes. Esse é na verdade o sentimento que nos faz mudar a forma de pensar, de agir, e até de nos portar, intensificando o respeito e o cuidado que temos uns com os outros.
Como poderemos mostrar este amor?
Não são necessários grandes feitos para o mostrar. Pequenas atitudes podem fazer toda a diferença.
Respeite as pessoas que cruzam o seu caminho. Muitas estão enfrentando batalhas que nem imaginamos e, ainda assim, precisam se levantar e enfrentar o mundo todos os dias.
Temos de tentar mudar a nossa forma de pensar e deixar de lado o pré-julgamento. Nem sempre uma pessoa está a passar por uma determinada situação porque quer. Às vezes, pode ser falta de opção e de oportunidades.
ESPALHE AMOR PELO MUNDO COMPARTILHANDO SEMPRE ORIENTAÇÕES E INFORMÇAÇÕES QUE FAZEM BEM PARA OS OUTROS!
Iyalorixá Branca Pereira
Sou formada em Secretariado Executivo e Tradutora correspondente em línguas estrangeiras pela antiga ESCOLA LUSITÂNIA FEMININA em Lisboa (Portugal). Durante 35 anos trabalhei como Secretária Executiva em duas Empresas, uma por 20 anos, e a outra por 15 anos. Em simultâneo, fui tradutora oficial da Escola de Línguas BERLITZ em Lisboa. [+ informações de Iyalorixá Branca Pereira]
Redes Sociais de Iyalorixá Branca Pereira:
Comments