Por: Tata Maganza Angelo de Katende
01/05/2023 | 08:35
Para os povos Bantu, em especial angolanos e congoleses, tem uma visão diferente da implantada por europeus católicos, que escravizaram povos africanos e os obrigaram a aceitar as imposições da igreja.
Esses povos imaginam DEUS, como uma força inexplicável, que abraça a TERRA, assim situando-se ao seu redor, com uma extraordinária e poderosa força e energia, que tudo cria, distribui e dá vida.
Assim se fez os reinos MINERAL, VEGETAL, ANIMAL e HOMINAL.
De forma sentem DEUS como NZAMBI AMPUNGU (DEUS Poderoso), NZAMBI NDALA KARITANA (Deus organizador e distribuidor de tudo) e DEUS SAKATANGA (DEUS criador).
Para esses povos, o que chamamos de NZAMBI (Deus) não tem forma, pois é composto de uma energia tão poderosa quanto inexplicável, portanto, NZAMBI (DEUS), divido em três camadas de força, se torna UNO e reside ao redor da TERRA.
Nasce assim, o entendimento do NDULU (Céu) e o IUNGO (Terra), esta que subdivide-se em mais duas camadas:
- MBOXI (sobre o chão)
- IXI, OXI ou OXIUNGO (sob o chão) de modo que entendem, que o NDUILU possui 04 camadas de força onde residem as divindades construtoras e sodilificadoras do planeta (divindades ancestrais).
NDIMBU o interior da TERRA, onde residem os ancestrais genealógicos e as divindades chamadas de NZIMBI (recebe os corpos)
NDIAZIMBI (que se alimenta dos líquidos da putrefação) e AGANZIMBI (que devolve os ossos para a superfície da Terra).
Todo esse contexto, está ligado diretamente a CUMEEIRA(Angomi Ndiulu) e ao NLAMBURU (firma) do chão.
Entre o NDUILU e o IXI, IXI ou OXIUNGO, tem uma camada energética chamada de NDIALAMBA, nós estamos situados nessa camada, nossos pés tocam o solo e nossa cabeça onde habita a divindade individual das pessoas, aponta para o alto.
Assim as necessidades das obrigações, para manter o elemento vida em atividade, com luz e força.
Tudo na cultura afro, se realiza levando-se em conta, esses princípios ternários contidos em NZAMBI e nos seres vivos.
NZAMBI se transforma de TRÊS em um SÓ!!!
Veja que os JINGOROSI e as KUTUNDA, sempre devem ser em número de TRÊS.
Tata Maganza Angelo de Katende
Tata Maganza Angelo de Katende (Gejido Makoro)
Iniciado em 20/01/1954 pela Mam'etu Ndialemba Efoniry (Sra Jobina dos Santos) da MBUTU.(Nação Angola) NDANJI.(raiz) BATUGUENGUE), na INZO KASUTÉ ANGA KAIÁ, situado na época à rua Maximiliano de Figueiredo 29 - Bairro do Jacaré- RJ. Orientador espiritual de adultos e crianças. [+ informações de Tata Maganza Angelo de Katende]
Redes Sociais de Tata Maganza Angelo de Katende
Comments