top of page

Zé Pelintra: o protetor que une cultura e religião no Rio de Janeiro

Por: Átila Nunes

30/07/2023 | 10:29


Em poucos lugares, a cultura e a religiosidade se entrelaçam em uma rica teia de tradições como na cidade do Rio. Entre as diversas manifestações presentes na cidade maravilhosa, uma figura ganha destaque especial: Zé Pelintra. Um espírito de luz, reverenciado por muitos como uma entidade de proteção e auxílio.




Em 2023, Zé Pelintra ganhou destaque e reconhecimento. E a entidade que é símbolo de estilo, com o seu chapéu panamá e terno de linho branco ganhou um dia para chamar de seu. Como vereador, tenho a honra de ser o autor da Lei 7549/22 que incluiu o Dia de Zé Pelintra no calendário oficial da cidade do Rio de Janeiro. Reconhecer a importância de Zé Pelintra é abraçar uma parte significativa da herança afro-brasileira que moldou a identidade cultural do nosso país.


Pertencente à falange dos malandros, Zé Pelintra tem suas raízes no Catimbó do Nordeste. Com o passar do tempo, se tornou um símbolo no imaginário carioca, uma figura emblemática que personifica a irreverência, a alegria e a descontração do povo do Rio de Janeiro. Seu Zé é uma das entidades mais conhecidas e cultuadas no Brasil. Sua popularidade e identificação, especialmente com o carioca, são resultado de uma profunda conexão com a cultura popular.


Ele é o protetor dos menos favorecidos. É conhecido como o advogado dos pobres. Está sempre sorrindo. Outra semelhança com o povo carioca, que apesar das adversidades do dia a dia, sempre está com um sorriso no rosto.


A celebração oficial do Dia de Zé Pelintra também serve como um

momento de reflexão sobre a importância da tradição e da preservação das manifestações culturais populares. Essa entidade, enraizada no Catimbó do Nordeste e incorporada à cultura carioca, é o sinônimo da riqueza e da diversidade cultural presentes no Brasil e da capacidade de adaptação e ressignificação dessas tradições ao longo do tempo.


Que o Dia de Zé Pelintra possa ser sempre celebrado com alegria e

respeito, reafirmando a importância de preservar e enaltecer as

manifestações culturais que tornam o Rio de Janeiro uma cidade única e tão especial.


Viva Zé Pelintra, o eterno malandro protetor dos cariocas!




Átila Nunes - AxéNews

Átila Nunes

Carioca, 48 anos, casado, pai de dois filhos adolescentes, o vereador

Átila A. Nunes (PSB) é líder do governo na Câmara Municipal do Rio e está em seu terceiro mandato. Membro da Frente Parlamentar em Defesa dos Povos de Matriz Africana, ele cresceu num lar de família umbandista. [+ informações de Átila Nunes]

Redes Sociais de Átila Nunes:

Comments


logo1.jpg
  • Instagram

Notícias e conteúdos do Axé

bottom of page