top of page

Ògún, o guerreiro valente

  • Foto do escritor: WR Express
    WR Express
  • 21 de set. de 2023
  • 2 min de leitura

Por: Vodúngán Kelly de Oyá

21/09/2023 | 00:23


Deus da forja , patrono dos ferreiros, agricultores, caçadores, senhor da Tecnologia, da criação, sem ele não há progresso não há evolução.



Desbravador de caminhos responsável pela criação de ferramentas para o plantio e cultivo dos alimentos, ligado assim a terra, Ògún, ensinou o homem a forjar o ferro e o aço, odeia preguiças, ele é o responsável pelas profissões, por isso é comum cultuarmos Ògún pedindo bênçãos para conseguir emprego. Ele não espera, vai à luta, e faz acontecer, é um dos orisás mais amados e cultuados no Brasil.


Ògún é forte e poderoso, não teme a guerra, não foge à luta, não desvia de seus inimigos ele os enfrenta, com ele aprendemos a caminhar, a seguir pelas estradas da vida. Ògún abre caminhos, mas também os fecha, seu Àse traz coragem, valentia para continuarmos a trilhar nos caminhos da vida, para vencermos as guerras e batalhas. Ògún não gosta de covardes, de traições, nem daqueles que agem pelas costas, ele é a força inteligente, criando situações para se obter o que deseja, abençoa aqueles que vencem na vida através de seu próprio trabalho, orisá sanguinário não se deve evocar Ògún a toa, conhecido por sua bravura.


É comum nos seus assentamentos ofertarmos, obi, Gim e principalmente Dendê para apaziguar sua ira, e para que Ògún escute suas preces com calma e as resolva, também é usado ao seu redor Mariow que é a folha do meio do dendezeiro desfiada como uma franja a seu redor, aprecia grãos, feijões, milhos torrados, e também inhame do norte assado.


Suas cores são aqui no Brasil azul escuro, e na África é o vermelho e o preto.

Sem ele não haveria o desenvolvimento da humanidade.

Sua saudação Ògún Ye! Ògún vive

Ògún Pelé ooo ! Ògún eu te saúdo,

Heepa Ògún!




Átila Nunes - AxéNews

Vodúngán Kelly de Oyá

Sacerdotisa de candomblé , dirigente do Àse Xwé Réwà S'ojú L'osún, fundado em 04/12/1993, localizado no bairro de Bangú, Rio de Janeiro. Escritora com 2 livros publicados: 'Oloyá's Do amor por Oyá à confraria' e 'As Guardiãs Histórias de pombogiras' [+ informações de Vodúngán Kelly de Oyá]


Redes Sociais de Vodúngán Kelly de Oyá:

Comments


bottom of page